Espanha: 10 mil militares reforçam a busca por desaparecidos na tempestade que atingiu Valência

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, falou que dezenas de pessoas continuam desaparecidas. Essa já é a enchente com mais vítimas na Europa desde a década de 1970. Governo da Espanha mobiliza 10 mil profissionais após enchentes em Valência
Na Espanha, subiu para 211 o número de mortos nas enchentes na região de Valência.
Um vídeo divulgado neste sábado (2) mostra o início da inundação em Valência na noite de terça-feira – uma das primeiras ondas da enchente. Choveu em oito horas o que era previsto para um ano. Muitas pessoas estavam voltando do trabalho, quando a água começou a subir.
A busca por sobreviventes continua intenso – de helicóptero, na lama, no mar. Bombeiros explicaram que os destroços dos carros empilhados na lama dificultam o trabalho.
Em um pronunciamento, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, falou que dezenas de pessoas continuam desaparecidas. O governo anunciou neste sábado (2) o envio de mais 5 mil soldados e 5 mil policiais e guardas civis para ajudar nas buscas e na limpeza da região de Valência.
Em tempos de paz, é o maior envio de tropas já feito pela Espanha.
O governo espanhol vem sendo muito criticado pela demora na resposta a essa enchente e por não ter alertado a população para a tempestade que estava chegando. O primeiro-ministro falou neste sábado (2) que está mobilizando todos os recursos para lidar com o que chamou de “tragédia terrível”.
Enquanto isso, o trabalho voluntário tem feito a diferença. Centenas de moradores se reuniram em um estádio de futebol para distribuir comida aos atingidos.
“Essa é a minha cidade. Vim ontem, vim hoje e estarei aqui amanhã”, conta um voluntário.
Uma outra fila imensa é de voluntários para limpar a região.
“Nos sentimos desamparados, impotentes e muito tristes”, afirma um morador.
Essa já é a enchente com mais vítimas na Europa desde a década de 1970.
LEIA TAMBÉM
Passa de 200 o número de mortos na tempestade que atingiu o leste da Espanha
Oceanos quentes transformam chuvas em catástrofes pelo mundo; entenda elo entre Espanha, RS e Saara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.