Rio Grande do Sul se prepara para primeira alta temporada do turismo 6 meses após enchentes

Esse costuma ser o melhor período para o turismo na região. A programação com desfiles e espetáculos vai até 19 de janeiro de 2025. Rio Grande do Sul se prepara para temporada de turismo, seis meses após enchentes
O Rio Grande do Sul se prepara para a primeira alta temporada do turismo seis meses depois das enchentes.
Os cachos de uvas estão começando a se formar nos parreirais do Vale dos Vinhedos. Um prenúncio de boa safra para o turismo da Serra Gaúcha. A jornalista e sommelier Paula Theotonio é de Petrolina, Pernambuco.
“Essa região aqui é encantadora demais, é um turismo muito acolhedor. Gastronomicamente falando, uma delícia. Vinho, comida gostosa…”, diz ela.
Se no inverno é o frio que atrai os turistas, no verão quem visita Bento Gonçalves chega a tempo da colheita da uva.
“Janeiro, fevereiro… É lindo demais! Fica um cheirinho de uva, de vinho, pelas ruas aqui do Vale. É lindo, é único”, conta Gabriela Jornada Schimitz, sócia-proprietária.
Pertinho dali, as decorações também já estão prontas para receber os visitantes – a maioria vinda de fora do estado.
A volta dos voos em Porto Alegre é tão valorizada na Serra Gaúcha porque coincide com o início das celebrações de Natal. Cidades como Gramado e Canela têm atrações todos os dias. Esse costuma ser o melhor período para o turismo na região.
A programação com desfiles e espetáculos vai até 19 de janeiro.
“É maravilhoso, é uma sensação que a gente nem tem como explicar. Muito lindo, muito emocionante”, afirma a bancária Maria Cândido.
Os hotéis investiram em experiências exclusivas para dobrar a ocupação nos próximos meses.
“A melhor preparação que nós tomamos foi realmente manter todo o time, prevendo um retorno para que a gente realmente possa finalizar o ano com a cidade lotada, com os hotéis cheios, com os restaurantes movimentados”, diz Anderson Herold, gerente-geral de hotel.
O turismo é responsável por 4% do PIB do Rio Grande do Sul, e a diversificação dos destinos também é vista como uma forma de recuperar a economia.
“Porque turismo, a gente olha desde o turismo de negócios, o turismo cultural, o turismo de eventos e, claro, de apreciação das belezas naturais. O estado está de portas abertas, estradas abertas, aeroporto reaberto e os braços dos gaúchos abertos para receber a todos”, afirma Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.
Quem já está por lá, celebra.
“Eu acho muito legal, sério, muito legal. Eu sinto alegria, esperança e amor”, festeja João Vitor Gomes, de 7 anos.
LEIA TAMBÉM
Aeroporto Salgado Filho é reaberto após mais de cinco meses sem voos comerciais
RS vence mais algumas etapas na recuperação da infraestrutura de transportes devastada pelas enchentes

Adicionar aos favoritos o Link permanente.