Fuad Noman, reeleito em BH, diz que vai priorizar obras e que será ‘prefeito de todos os belo-horizontinos’


Atual prefeito venceu Bruno Engler (PL) no pleito deste domingo (27), com 53,73% dos votos válidos. Fuad Noman (PSD) em primeira entrevista à imprensa após vitória nas eleições.
Edmilson Vieira/TV Globo
Na primeira entrevista concedida à imprensa neste domingo (27), logo após vencer as eleições, o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), disse que pretende intensificar a busca de recursos para conclusão das obras, grande bandeira dele durante a campanha, e que “será um prefeito de todos os belo-horizontinos”.
O político do PSD concedeu uma entrevista à TV Globo ainda na porta da casa onde mora, antes de se dirigir ao comitê do partido. Fuad disse que vai priorizar a busca por recursos para conseguir concluir todas as obras de infraestrutura.
O prefeito reeleito citou as fortes chuvas que atingiram a cidade no sábado (26) para enaltecer os resultados das obras de contenção feitas durante a gestão dele e do ex-prefeito Alexandre Kalil (Republicanos).
“Você viu ontem [sábado] o que aconteceu na cidade de Belo Horizonte: 104 milímetros de chuva na cabeceira do Ferrugem. E graças a Deus e às obras, que não estão 100% prontas, estão 100% operacionais, não tivemos problemas lá. Nós temos Praça das Águas, temos uma série de outras obras na Vilarinho que precisam ser terminadas. Então, a primeira prioridade é tomar conta da chuva”, afirmou.
O prefeito reeleito disse que pretende ir a Brasília para conversas com ministros e com o presidente Lula (PT) para buscar recursos para as obras.
“Quero fazer Anel Rodoviário, que mata muita gente, eu quero resolver o problema do grande parque que estamos fazendo e das obras do antigo Aeroporto Carlos Prates. Nós temos que fazer a obra do corredor [do BRT] da [Avenida] Amazonas, a urbanização do Dandara, a urbanização de várias vilas e favelas, por exemplo o Izidora. Os recursos foram autorizados, mas estão presos na Caixa Econômica, por causa do período eleitoral, espero que seja liberado agora”, complementou Fuad Noman.
Além das obras de infraestrutura, Fuad também citou priorização de políticas sociais, como novos postos de saúde, novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e novos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Fuad Noman diz que priorizará busca de recursos para obras em BH
‘Prefeito de todos os belo-horizontinos’
Questionado sobre a vitória “de virada” — já que Bruno Engler (PL) saiu vencedor no primeiro turno das eleições —, Fuad salientou que será prefeito de todos os belo-horizontinos.
“Sou prefeito do diálogo, sou uma pessoa que quer construir e não destruir. Junto, quero trabalhar para cidade melhore e para a cidade melhorar eu tenho que atender todo mundo. […] Eu converso com todo mundo, vou no presidente Lula, vou no governador, vou no empresariado, vou nos sindicatos. Onde precisar de apoio do belo-horizontino, eu vou atrás”, afirmou o candidato.
Fuad Noman diz que será ‘prefeito de todos os belo-horizontinos’
Saúde e futuro
Fuad Noman também falou sobre o fim do tratamento contra o linfoma não Hodgkin, câncer que enfrentava até o início deste mês.
“Quando eu fiz o exame e apareceu a doença, isso desequilibra qualquer um. Eu tinha duas opções: ir pra casa ficar lá curtindo a doença ou lutar. Eu preferi lutar. Pedi apoio de Deus, dos médicos e fiquei com três desafios: governar a prefeitura, fazer uma campanha e cuidar da saúde. Fiz isso com muito cuidado, três equipes de alta qualidade. […] Graças a Deus, ao Padre Eustáquio, que é beato, mas eu chamo de santo, eu consegui não sofrer nada. […] Isso me deu muita força”, revelou.
O prefeito reeleito disse que fará alguns exames de acompanhamento de praxe, mas que está tudo certo e que “está muito feliz”.
“Não foi fácil, mas na minha vida nada é fácil. Então, foi mais um desafio que eu venci. Estou saindo mais forte. Agora, vou descansar, porque ninguém é de ferro, e preparar, a partir da outra semana, o inicio do novo governo, começar a trabalhar com muito vigor e força.”, concluiu.
Fuad Noman fala sobre fim do tratamento contra câncer
Vídeos mais assistidos do g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.