Candidato que ofereceu cargo para Pablo Marçal em Barueri, na Grande SP, perde eleição


Gil Arantes concorria ao cargo pela quarta vez, ele recebeu 80.928 votos. Beto Piteri (União Brasil) ganhou com 105.048. Marçal tem uma casa em Barueri. Durante a campanha, Gil tinha prometido que nomearia o empresário como secretário de Empreendedorismo da cidade. Gil Arantes e Pablo Marçal.
Reprodução/ Instagram
Gil Arantes (Republicanos) que prometeu um cargo na Prefeitura de Barueri, na Grande São Paulo, para o empresário Pablo Marçal, não foi eleito.
Ele estava no 2º turno com Beto Piteri (União Brasil). Beto foi eleito às 19h43 deste domingo (27). Com 99% das urnas apuradas, ele tinha 56,48% dos votos (105.048), e Gil Arantes concorria ao cargo pela quarta vez, tinha 43,52% (80.928). Segundo o TRE, foram 5.491 votos brancos (3,13%), 8.362, nulos (4,79%) e 81.931 abstenções (32.05%).
Marçal tem uma casa em Barueri. Durante a campanha, Gil tinha prometido que nomearia o empresário como secretário de Empreendedorismo da cidade.
Há uma semana ele apareceu em um vídeo com o candidato do Republicanos afirmando que “aceitou” o convite.
“Eu aceito o convite, pela história e por tudo que você já fez. Você me trouxe e trouxe a maior parte das minhas empresas para essa cidade. Vota no Gil Arantes, você ta votando em mim”, afirmou Marçal.
Eles também fizeram uma chamada de vídeo no sábado (26), um dia antes do pleito.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Esta foi a primeira vez na história que a cidade levou a disputa para o segundo turno. Isso porque:
A Constituição de 1988 estabelece que o segundo turno só pode ocorrer em municípios com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos atinja 50% + 1 voto no primeiro turno
Ainda em 1988, o prefeito de Barueri foi eleito com 49,69% dos votos. Isso porque o município ainda não tinha a quantidade estipulada de eleitores. Depois, todos os prefeitos foram eleitos com mais de 50% dos votos no primeiro turno.
Além disso, Barueri teve, desde 1993, apenas dois prefeitos: Rubens Furlan (PSB), que governa até a troca de mandato, e Gil Arantes.
Quem é Beto Piteri
Vice-prefeito de Barueri nos últimos dois mandatos de Rubens Fulan, ele já foi prefeito de Jandira, diretor de planejamento do Metrô de São Paulo e subprefeito de Santana, na capital paulista.
Beto foi o candidato indicado por Furlan para concorrer às eleições deste ano, e sua candidatura é apoiada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A vice da chapa é a médica Cláudia Marques.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.