Polarização perde força em 2024 e candidaturas extremadas não levam a maioria das prefeituras


PT de Lula leva uma capital, enquanto PL de Bolsonaro, quatro. Centro e direita moderada vencem nas demais 21. Lula e Bolsonaro
EVARISTO SA / AFP; DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A polarização política protagonizada por Lula x Bolsonaro, PT x PL, que antes centralizou o debate presidencial em 2022, perdeu força nas eleições municipais de 2024. As urnas do Brasil mostraram que as candidaturas mais extremadas não levaram a maioria das prefeituras.
O PT e PL tiveram resultados positivos nesta eleição. Enquanto o PT de Lula voltou a eleger prefeito em uma capital, o que não acontecia desde 2016; já o PL de Bolsonaro obteve quatro vitórias, o melhor resultado do partido em sua história.
Ao analisar o mapa ampliado, o número está longe de representar polarização política nas cidades brasileiras: os partidos de centro ou centro-direita, distantes do extremismo, venceram nas demais 21 capitais.
Os municípios preferem o centro, cenário diferente de quando a eleição é nacional e envolve mais ideologia política e formas de pensamento do que problemas do dia a dia, como atendimento de saúde, buracos e se vai ter ou não energia depois de um temporal.
LEIA MAIS
Mapa mostra todos os eleitos e os partidos com mais prefeituras
PT e aliados vencem em seis capitais das onze em que Lula foi o mais votado em 2022
PL elege quatro prefeitos em capitais, melhor resultado desde o surgimento do partido
Dos 26 governadores de estados, 10 elegeram aliados nas capitais
Eleições 2024: 12 cidades elegeram seus prefeitos com virada no 2° turno; veja a lista
Adicionar aos favoritos o Link permanente.