Eleitores de Ribeirão Preto e Franca voltam às urnas para decidir prefeitos para os próximos quatro anos; veja relatos


Domingo eleitoral acontece de forma tranquila, sem intercorrências e com movimentação moderada nos colégios eleitorais. Juntas, cidades somam 726 mil eleitores aptos a votar. ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: eleitores votam na Faculdade de Tecnolgoia (Fatec), na zona Oeste de Ribeirão
Érico Andrade/g1
Eleitores de Ribeirão Preto (SP) e Franca (SP) voltaram às urnas neste domingo (27) para decidir quem será o prefeito a governar as cidades nos próximos quatro anos. Assim como no primeiro turno, que registrou alto índice de abstenção em ambos municípios, a manhã e o início da tarde do segundo turno aconteceram de forma tranquila, sem filas e sem registros de crimes eleitorais.
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Presente em diversas escolas nos municípios, o g1 ouviu eleitores de diferentes perfis para sentir o clima de como está sendo o pleito nas cidades e a importância do exercício da cidadania por meio do voto.
Idoso vota aos 93 anos
Aos 93 anos, Antônio Arjona fez questão de votar na manhã deste domingo (27) na Escola Estadual Professor Francisco da Cunha Junqueira, em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão. Apesar da não obrigatoriedade do voto, devido à idade, o eleitor não abre mão de participar da escolha do próximo prefeito.
“Voto sempre. Espero que o resultado seja bom. É um momento importante”, disse.
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: eleitor idoso vota na Escola Estadual Professor Francisco da Cunha Junqueira, em Bonfim Paulista
Érico Andrade/g1
Mesária pela primeira vez
Professora fala sobre a experiência de ser mesária pela primeira vez em Ribeirão Preto
Mesária pela primeira vez, a professora Ana Carolina Carvalho prestou apoio voluntário na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adevirp), no bairro Jardim Irajá, em Ribeirão Preto.
Analisando a experiência nova, a professora aponta a importância da atividade para que o processo eleitoral possa acontecer da melhor forma possível.
Gestante aproveitou para votar
ELEIÇÕES 2024 EM RIBEIRÃO PRETO: eleitora vota na Faculdade de Tecnolgoia (Fatec), na zona Oeste
Érico Andrade/g1
Na reta final da gestação, a psicóloga Verônica Ferreira Franzolini Albertini, de 26 anos, não deixou de comparecer à Faculdade de Tecnolgoia (Fatec), zona Oeste, para registrar sua participação na escolha do futuro da cidade.
“É importante todo mundo participar para que a gente possa escolher bem quem vai dirigir a nossa cidade. Não adianta nada a gente não participar e depois a gente ficar reclamando que as coisas não estão indo bem. Então, mesmo grávida, acho importante a gente vir votar”.
Eleitor prioriza saúde em Franca
ELEIÇÕES 2024 EM FRANCA: o assistente Marcus Vinicius Moreira, de 22 anos
Igor do Vale/g1
O assistente Marcus Vinicius Moreira, de 23 anos, exerceu o direito de cidadão na Uni-Facef, na zona Central de Franca. “Normalmente, temos o costume de reclamar, mas é necessário a gente exercer o direito para que alguma mudança aconteça.”
Como outros eleitores, ele reforçou a necessidade de melhorias na saúde pelos próximos quatro anos. “Os exames têm demora bastante. Então, é uma coisa que poderia melhorar.”
ELEIÇÕES 2024 EM FRANCA: eleitora vota na zona Leste de Franca, SP
Igor do Vale/g1
A técnica de enfermagem Maria Aparecida Alves, de 53 anos, aproveitou a manhã para votar na Escola Municipal Antônio Sicchieroli, na zona Leste de Franca. Para os próximos quatro anos, ela espera que a população busque alguém que resolva os problemas nas áreas de saúde e educação.
“O cidadão precisa votar de maneira consciente para melhorar na educação e na saúde. Eu vejo que há falta de vagas, de leitos, quando uma pessoa precisa de internação. As pessoas ficam dias esperando e a gente precisa que melhore muito”, afirmou.
Veja mais notícias das eleições no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.