Chácara promove tour por plantações de kiwi no Paraná; conheça


Além do passeio, propriedade também oferece um piquenique sob as árvores que começaram a florecer. Florada do kiwi: Chácara em São Luiz do Purunã promove passeio pelas plantações
É época de florada nas plantações de kiwi do Paraná e, enquanto o fruto não chega, agricultores de São Luiz do Purunã, distrito de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, aproveitam para promover experiências diferenciadas.
A família Tigrinho, que já trabalhava com o sistema “colhe e pague” da fruta na propriedade, agora, oferece um passeio para os visitantes apreciarem a florada. Outra opção de lazer é o piquenique sob as árvores.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
É o terceiro ano em que a família abre a propriedade de 15 hectares para passeios durante esta época.
As flores amareladas, de aroma sutil, duram apenas três dias. O miolo mais verde, que fica depois que as pétalas caem, já é o fruto do kiwi. Depois que se desenvolve, pode chegar ao peso médio de 80 gramas.
Chácara promove tour por plantações de kiwi no Paraná
RPC
Cada um dos mil “kiwizeiros” produz 150 frutos, em média. Apesar da rapidez no ciclo das flores, a visitação vai até o dia 10 de novembro, porque os pomares têm tempos diferentes de floração.
Elas são um prato cheio para as abelhas. Para dar conta do trabalho, a propriedade tem 100 colmeias com 30 mil abelhas europeias cada um. Tem também nove caixas das abelhas nativas, sem ferrão, insetos importantes na polinização.
Oportunidade
No Paraná, o kiwi tem uma área de cultivo de cerca de 200 hectares. No ano passado, foram produzidas 2.300 toneladas da fruta, que renderam quase R$ 15 milhões, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
Os municípios de Antônio Olinto, Araucária, Mallet, Lapa e Balsa Nova são os principais e representam 70% da produção de kiwi no estado.
Para uma boa safra, a esperança está no clima, já que tanto a falta quanto o excesso de chuva podem interferir na produção.
“Esse ano, estamos com um problema de clima, que não tivemos as estações muito bem definidas. Então, a florada do kiwi acabou atrasando um pouco. Essa florada está sendo no mês de outubro, que está bem chuvoso, e isso acaba prejudicando um pouco tanto a florada quanto a polinização”, afirma Juliano de Lima Souza, engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).
Além do tour para ver de perto a beleza da florada, o piquenique também atrai muitos turistas. Para os produtores, o turismo rural valoriza o potencial da região e oferece opções de passeios em contato com a natureza.
Vídeos mais assistidos:
Veja mais notícias em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.