Aprovados em medicina pelo Provão Paulista, estudantes destacam a oportunidade para alunos da rede pública: ‘Dá esperança’


Avaliação será nos dias 30 e 31 de outubro para 378 mil alunos inscritos pela rede estadual e oferece mais de 15 mil vagas para as principais universidades públicas do estado. Nesta sexta-feira (25) é encerrada a ‘Semana D’, evento promovido pelas escolas para auxiliar os candidatos na escolha dos cursos. Provão Paulista será realizado nos dias 30 e 31 de outubro
Seduc-SP
A primeira edição do Provão Paulista, uma das portas de entrada dos estudantes para as universidades públicas de São Paulo, foi realizada em novembro de 2023 e foi uma surpresa para os candidatos, que não possuíam provas anteriores para se guiarem nos estudos.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com o governo de São Paulo, cerca de 1,2 milhão de alunos se inscreveram para realizar o Provão, e foram oferecidas 15 mil vagas em universidades, como a Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de São Paulo (USP).
Entre os aprovados pelo Provão na USP estavam Pedro Vidal e Letícia Bergamini, que realizaram o sonho de estudar na Faculdade de Medicina de Bauru (FMBRU).
Apesar de ser de Niterói (RJ), Pedro fez parte dos 1,7 mil inscritos de outro estado que utilizaram a prova como porta de entrada para o ensino superior.
” O Provão é uma oportunidade única de acessar o ensino superior direto do terceirão para os alunos da rede pública e dá esperança para aqueles que talvez nem se imaginassem no ensino superior, ainda mais nas melhores universidades públicas do país”, relatou o estudante.
Pedro Vidal da Silva, de Niterói (RJ), realizou o sonho de fazer medicina através do Provão Paulista e é estudante em Bauru (SP)
Arquivo pessoal
Letícia, de Ourinhos (SP), também reforça a importância da avaliação e avalia a prova como a oportunidade para realização de um sonho.
“Também é um incentivo dos alunos a prestarem atenção nas aulas, já que o conteúdo que irá cair naquele ano no Provão, como ele é desenvolvido de forma seriada, é o conteúdo da escola. Isso valoriza a educação pública e estimula a dedicação do aluno a longo prazo”, conta a estudante.
Leticia Bergamini Ribeiro, de Ourinhos (SP), está estudando medicina na FMBRU e foi aprovada por meio do Provão Paulista
Arquivo pessoal
Para os alunos que irão prestar a avalição na próxima semana, Pedro também dá um conselho: “Façam o Provão com seriedade e confiem no potencial de vocês. Além disso, usem o portal de escolhas para concorrer a cursos que te façam felizes e que te façam crescer.”
Semana D
Para orientar os estudantes sobre o Provão Paulista Seriado, mais de 3.700 escolas estaduais promovem, até esta sexta-feira (25), a “Semana D” de escolhas dos cursos oferecidos pelas universidades e faculdades parceiras do exame.
A direção das escolas e os professores foram orientados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) a reservarem espaço no cronograma de aulas para acompanharem e orientarem os estudantes no registro das opções dos cursos, oferecidos pelas principais Universidades Públicas do estado de São Paulo.
Os candidatos podem registrar ou modificar os cursos escolhidos até o dia 29 de novembro, mas as provas serão feitas ainda este mês, nos dias 30 e 31 de outubro, a partir das 8h. Os portões se fecham às 7h45.
Para dar início ao registro de opções, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas com nome e RA ou nome e CPF. O estudante poderá selecionar entre uma e oito opções de cursos, duas delas em cada universidade ou faculdade, na ordem de prioridade.
Também nesse sentido, a FMBRU criou o ‘Projeto Ascender’, voltado para os estudantes da escola pública que vão fazer o Provão Paulista. Apesar de estar no início, a iniciativa tem planos de fazer palestras e rodas de conversa nas escolas de Bauru, auxiliando os estudantes na escolha de carreiras, mostrando a USP e os inúmeros benefícios e auxílios que existem dentro da universidade.
* Sob a supervisão de Mariana Bonora.

Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.