Tem alergia a gato? Conheça as raças ‘hipoalergênicas’ que você pode ter em casa

Muitas pessoas amam gatos, mas sofrem com uma condição que pode impedir a interação com os bichanos: a alergia. Se você espirra, seu nariz escorre e seus olhos lacrimejam após brincar com um felino, você provavelmente tem alergia a gatos. Mas, existe uma solução: as raças hipoalergênicas.

A imagem mostra uma mulher segurando um gato marrom no colo

Gatos podem fazer bem para a saúde mental. – Foto: Freepik/Reprodução ND

A imagem mostra um homem espirrando por causa da alergia a gato

Se você espirra, seu nariz escorre e seus olhos lacrimejam após brincar com um felino, você provavelmente tem alergia a gato- Foto: Freepik/Reprodução/ND

Isso acontece com pessoas que são alérgicas a uma proteína do animal. Os gatos produzem vários alérgenos (proteínas que podem causar alergia), que são encontrados no pelo, na pele e na saliva do animal.

Raças hipoalergênicas para quem tem alergia a gato

Embora todos animais dessa espécie produzam alérgenos, algumas raças produzem níveis mais baixos dessas proteínas. Por isso, são conhecidas como raças hipoalergênicas.

Não existe um felino completamente hipoalergênico, mas certas espécies podem ser mais adequadas para pessoas que sofrem com os sintomas alérgicos dos gatinhos. Veja algumas das raças adequadas a quem tem alergia.

Siberiano

O gato siberiano é conhecido por ser hipoalergênico. Apesar de terem pelos grossos e longos, eles produzem as proteínas causadoras de alérgenos em menores quantidades quando comparado aos outros gatos.

A imagem mostra um gato peludo da raça siberiano.

Siberianos são gatos hipoalergênicos, ideais para pessoas com alergias. – Foto: Universo de Gatos/Reprodução ND

Além de serem bons para pessoas com alergias, os siberianos são animais muito amigáveis e carinhosos.

Siamês

Outra raça hipoalergênica é o siamês. Esse felino tem uma pelagem curta, o que faz com que ele não perca tanto pelo. Isso significa que eles não produzem tantos alérgenos quanto outras raças mais peludas.

A imagem mostra um gato siamês.

Siamês é uma raça que produz menos proteínas alérgicas. – Foto: panoramapetvet/Reprodução ND

Conhecidos por serem gatinhos “faladores”  e carinhosos com seus donos, os siameses são ideias para pessoas com e sem alergias. Apesar disso, eles podem ser exigentes com atenção. Por isso, eles não são uma boa opção para famílias que estão frequentemente longe de casa.

Gato de bengala

Com sua pelagem curta e aparência selvagem oriunda de seus ancestrais leopardo asiáticos, os gatos de bengala são outra boa opção para pessoas com alergia a gato.

A imagem mostra um felino da raça bengals, ou de bengala.

Os gatos de bengala são muito famosos pela sua pelagem selvagem. – Foto: Alexander_Evgenyevich/Reprodução ND

Assim como os outros felinos peludos hipoalergênicos desta lista, esses animais não perdem muito pelo. Popularmente conhecidos como bengals, são enérgicos e inteligentes.

Sphynx

Comparados a outras raças de gatos, essa não poderia ficar de fora da lista hipoalergênica. O sphynx  têm uma qualidade antialérgica única: a ausência total de pelos.

A imagem mostra um felino da raça sphynx.

Famoso “felino pelado” é na verdade da raça Sphynx e tem características únicas – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Produzem o alérgeno em quantidade muito menor se comparado a outros gatos. Apesar desse benefício, cuidar de um sphynx pode ser desafiador para os preguiçosos. Isso porque, para manter sua pele saudável e limpa, são necessários cuidados diários.

Oriental de pelo curto

Os felinos orientais de pelo curto têm uma aparência elegante e lustrosa. Além de serem bons para prevenir alergias. Ser dono de um pet desse tipo te oferece a combinação perfeita entre inteligência e brincadeira.

A imagem mostra um felino oriental de pelo curto.

Os orientais de pelo curto têm uma aparência única. – Foto: Cobasi/Reprodução ND

Conhecidos por serem ativos e curiosos, eles podem ser companheiros divertidos. A raça também costuma adorar estar perto de pessoas e têm um miado único.

Tonquinês

Os tonquineses são fruto de um cruzamento entre os siameses e os birmaneses. Essa raça também se enquadra na lista de hipoalergênicos.

A imagem mostra a raça de felino tonquinês.

O tonquinês é uma raça extremamente apegada aos tutores. – Foto: Bawwaw/Reprodução ND

Eles têm pelagem curta e soltam pouco pelo. Por isso, podem ser uma boa opção para pessoas com alergias. São gatos animados e cheios de energia, então, esteja preparado para muitas brincadeiras.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.