Ciclone extratropical com ventos de 100 km/h destrói regiões no Rio Grande do Sul

Ventania afetou negativamente o Rio Grande do SulReprodução/X

Um ciclone extratropical atingiu o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24), provocando tempestades e ventos fortes em diversas regiões. As rajadas de vento ultrapassaram 100 km/h, causando quedas de árvores,danos estruturais e interrupção no fornecimento de energia elétrica para milhares de moradores.

Entre as cidades com maiores velocidades de vento estão Igrejinha, com 133,2 km/h, Erechim, com 122 km/h, Santa Maria, com 102 km/h, Soledade e Cambará do Sul, ambas com 91 km/h. As áreas mais afetadas incluem a Região Metropolitana, o Litoral, o Norte, o Vale dos Sinos, a Serra, o Planalto e o Vale do Taquari.

No que diz respeito à energia elétrica, a tempestade deixou 262 mil pontos sem luz na área de cobertura da CEEE Equatorial e outros 264 mil pontos sob a responsabilidade da RGE.

O impacto da falta de energia foi sentido em várias regiões, incluindo a capital Porto Alegre, onde 37 árvores ou galhos foram derrubados, causando interrupções em 28 pontos de tráfego e afetando 10 estações de bombeamento de água tratada.

Na cidade de São Francisco de Assis, o vento arrancou o telhado de um galpão de uma cooperativa agrícola, sem registro de feridos.

Em Santa Maria, ventos de 104 km/h derrubaram árvores e causaram estragos em estruturas, incluindo o Hospital Casa de Saúde e a UPA 24 Horas.

Outras cidades, como Cacequi, Rosário do Sul e Ibirubá, também registraram danos e falta de energia em alguns bairros.

UFRGS suspendeu aulas presenciais

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) suspendeu as atividades presenciais devido aos efeitos da tempestade, e Porto Alegre enfrentou problemas com fios elétricos caídos e banheiros químicos deslocados pelo vento.

A previsão meteorológica alerta para a formação de uma nova frente fria, com temporais, risco de granizo e ventos de até 100 km/h em áreas isoladas.

A faixa leste do estado pode enfrentar ventos de até 85 km/h, enquanto Missões, Fronteira Oeste, Campanha e Sul devem registrar rajadas de até 70 km/h, com aviso de nível vermelho para tempestades emitido pelas autoridades.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe donosso canal no WhatsAppe danossa comunidade no Facebook.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.