Velório de Maguila está previsto para a manhã desta sexta-feira na Alesp

Maguila teve uma trajetória de sucesso antes da doençaGabrielly Almeida and Renato Centeio

O velório de Adilson Rodrigues, o Maguila, que morreu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos, está previsto para ser realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), na região do Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (25), a partir das 8h (de Brasília). A cerimônia será encerrada às 12h.

Em seguida, um cortejo vai levar o corpo para São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, onde haverá um cerimonial em uma empresa funerária.

Um dos maiores boxeadores peso pesado da história do Brasil, Maguila faleceu nesta quinta-feira, na capital paulista e terá seu cérebro doado para estudos realizados na Universidade de São Paulo (USP).

Maguila convivia há anos com encefalopatia traumática crônica (ETC), doença também conhecida como “demência pugilística”, causada pelas repetidas concussões sofridas no esporte.

O lendário pugilista concordou com a doação, com consentimento de sua família, em 2018, aos 59 anos. O alvo dos pesquisadores serão os impactos dos constantes choques na cabeça recebidos por atletas de diversas modalidades, como boxe, futebol e rúgbi.

Edér Jofre, um dos maiores boxeadores da história do país, também teve seu cérebro fornecido para os estudos, assim como Bellini, zagueiro capitão da conquista brasileira da Copa do Mundo de 1958.

Entenda a condição Muitas vezes confundida com o Mal de Alzheimer devido a semelhança dos sintomas, a ETC afeta principalmente o comportamento, inclusive em pessoas jovens.

Apesar da constante evolução científica nos estudos sobre a doença, o diagnóstico e acompanhamento dos casos em vida ainda é considerado muito difícil pelos especialistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.