Universidade oferece de graça consultas médicas para mulheres no próximo sábado (26); saiba como participar


Ação faz parte da campanha Outubro Rosa. Serão realizadas consultas médicas preventivas, encaminhamentos para pedidos de exames, palestras, sessões de auriculoterapia e procedimentos estéticos. Outubro Rosa
Reprodução
O Ambulatório Médico de Especialidades da Universidade Vale do Rio Doce oferece para as mulheres neste sábado (26) consultas médicas preventivas, encaminhamentos para pedidos de exames, palestras, sessões de auriculoterapia e procedimentos estéticos.
A ação é gratuita, das 7h ao meio-dia, e faz parte da campanha Outubro Rosa, em prevenção ao câncer de mama.
🔔 Clique aqui para seguir o canal do g1 Vales no WhatsApp
Como parte da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, serão realizadas Interessadas só precisam comparecer ao AME (Rua Vinte e Cinco, número 50, Bairro Santos Dumont I, ao lado da entrada do campus II da UNIVALE), trazendo documentos pessoais, como carteira de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Professora do curso de Medicina e ginecologista no AME, Crislene Mendonça, afirma que a ação da campanha Outubro Rosa será um momento importante para a mulher cuidar da própria saúde e bem-estar. “A saúde da mulher é todo dia, como a saúde em geral. A gente vê que o Outubro Rosa foi criado como referência e momento de relembrar as mulheres da sua própria saúde. É um processo também de conscientização, porque a mulher desempenha inúmeros papéis na sociedade. Ela é mãe, é profissional, é dona de casa e também é membro de um núcleo familiar. São inúmeros papéis, e muitas vezes a gente vê mulheres sendo sobrecarregadas nesses papéis, e muitas vezes deixando de lado a própria saúde e os próprios cuidados preventivos”, afirmou.
Durante a manhã do Outubro Rosa no AME, as mulheres poderão consultar ginecologistas, e pedidos de exames complementares serão encaminhados gratuitamente pelo SUS. “Vamos avaliar cada caso. O foco maior é na mamografia, para pacientes que já estiverem na faixa etária para isso, e a prevenção ao câncer de colo de útero também, em pacientes que estiverem com exames atrasados. Exames complementares, como ultrassom endovaginal ou exames laboratoriais, serão solicitados no dia, com a justificativa adequada, e a paciente vai seguir o processo do SUS para a realização. Estamos tirando as burocracias neste dia, uma ação específica para essa data, com livre demanda. Quem chegar aqui no sábado de manhã será recebida, acolhida, encaminhada, atendida e cuidada”, declarou a médica.
Outubro Rosa, câncer de mama e orientações sobre autoexame
Os pedidos de exames preventivos e de detecção de câncer de colo de útero são importantes para o cuidado com a saúde feminina, salienta Crislene, que elenca ainda a preocupação com problemas hormonais e os desafios biológicos de cada fase da vida da mulher, até a menopausa. Mas a detecção precoce do câncer de mama é o principal foco da campanha Outubro Rosa, e por isso haverá uma oficina com orientações sobre o autoexame da mama. A ginecologista frisa que a prática é uma forma de conhecer o próprio corpo, mas precisa estar acompanhada de uma avaliação por profissional de saúde.
“Passou-se um tempo discutindo se é necessário fazer ou não fazer o autoexame. Muitas mulheres examinam as próprias mamas e, por acreditar que não há nada de errado, deixam de ir ao médico. A gente sabe que o câncer começa minúsculo, com milímetros, e muitas vezes não é palpável. Ou às vezes a paciente tem uma mama um pouco mais densa, mais dura, ou tem mais gordura, ou às vezes não consegue palpar tão bem. Então é interessante a paciente ter o autoconhecimento sobre seu corpo, mas que não deixe de ter as mamas avaliadas por um profissional de saúde. São duas ações concomitantes e vão ajudar a fazer exames complementares na época adequada, para detectar essa patologia de forma mais fácil e mais precocemente”, observou a professora.
Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais
Veja mais notícias da região em g1 Vales.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.