O musical de Ruth de Souza e Léa Garcia, divas negras da dramaturgia

Tem estreia prevista para 2025 o musical “Ruth e Léa”, que vai contar a trajetória de vida e carreira de Ruth de Souza (1921-2019) e Léa Garcia (1933-2023), duas das mais proeminentes atrizes negras da história da dramaturgia brasileira.

Ruth (à esquerda na imagem acima) foi a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema, o de melhor atriz do Festival de Veneza em 1954, por sua atuação no filme “Sinhá moça”. Já Léa (à direita) concorreu ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 1957 por seu trabalho em “Orfeu negro”.

O espetáculo é idealizado e será dirigido por Luiz Antonio Pilar, vencedor do prêmio Shell de melhor direção em 2024 com o musical “Leci Brandão — na palma da mão”. A dramaturgia ficará a cargo de Dione Carlos.

O musical vai contar as histórias de Ruth e Léa mostrando como o racismo estrutural impactou a trajetória delas e discutindo a importância e a representação da mulher preta na evolução da arte e da cultura brasileira.

O elenco será composto por três atrizes negras e terá imagens de Ruth de Souza e Léa Garcia em telões no cenário. O cronograma do espetáculo prevê estreia para fevereiro de 2025 e uma temporada de três meses, com 48 apresentações.

 

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Adicionar aos favoritos o Link permanente.