Quaest em Fortaleza, 2º turno: Evandro Leitão tem 44%, e André Fernandes, 42%


Os dois estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de outubro e entrevistou 900 pessoas. Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL)_ disputam segundo turno pela Prefeitura de Fortaleza
SVM
A segunda pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições em Fortaleza, divulgada nesta quarta-feira (23), mostra Evandro Leitão (PT) com 44% e André Fernandes (PL) com 42% de intenções de voto. Os dois candidatos estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Os dados se referem à pesquisa estimulada, aquela em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor no momento da entrevista.
Veja os números da pesquisa estimulada:
Evandro Leitão (PT): 44% (eram 43%)
André Fernandes (PL): 42% (eram 43%)
Indecisos: 2% (eram 4%)
Branco/nulo/não vai votar: 12% (eram 10%)
A pesquisa Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Fortaleza, entre os dias 20 e 22 de outubro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que ela tem 95% de chance de retratar a realidade considerando a margem de erro. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo CE-04417/2024.
DEBATE ELEITORAL: TV Verdes Mares e g1 vão transmitir debate com André Fernandes e Evandro Leitão
Pesquisa espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, aquela em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores durante a entrevista. Confira os números abaixo:
André Fernandes (PL): 37% (eram 39%)
Evandro Leitão (PT): 37% (eram 35%)
Indecisos: 22% (eram 21%)
Branco/nulo/não vai votar: 4% (eram 5%)
Quando segmentado por idade, renda, gênero e religião, o cenário estimulado mostrou que:
Por gênero
Intenção de voto estimulada por gênero
Por idade
Pesquisa estimulada por idade
Por escolaridade
Intenção de voto por escolaridade
Por renda domiciliar
Intenção de voto por renda domiciliar
Por religião
Intenção de voto por religião
Grau de decisão do voto
A pesquisa Quaest perguntou se a escolha de voto dos eleitores é definitiva ou ainda pode mudar. Para 84% a escolha é definitiva e para 16% ainda pode mudar. A margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Quando perguntados se a escolha do candidato era definitiva ou ainda podia mudar, os eleitores que afirmaram votar em André Fernandes ou Evandro Leitão responderam que:
Evandro Leitão (PT)
A escolha do voto é definitiva: 85% (eram 84%)
A escolha do voto pode mudar: 15% (eram 16%)
Não sabe/não respondeu: 0% (era 0%)
André Fernandes (PL)
A escolha do voto é definitiva: 92% (eram 87%)
A escolha do voto pode mudar: 8% (eram 12%)
Não sabe/não respondeu: 0% (era 1%)
Conhecimento e imagem dos candidatos
Na análise de conhecimento e imagem, 49% afirmaram que conhecem e têm uma imagem positiva de Evandro Leitão (PT). 33% disseram que o candidato têm uma imagem negativa do candidato. Outros 15% apontaram que não conhecem o candidato; e 3% não souberam ou quiseram responder.
Já em relação a André Fernandes (PL), 49% dos entrevistados disseram que têm uma imagem positiva do candidato, enquanto 33% têm uma imagem negativa. 14% responderam que não conhecem o candidato; 4% não souberam ou não quiseram responder.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
E
Adicionar aos favoritos o Link permanente.