Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Ufopa começa nesta quarta, 23, em Santarém


Nessa edição, serão apresentados 98 projetos científicos produzidos por estudantes da educação básica, oriundos de nove municípios. Alunos de escolas públicas participam da Fecitba na Ufopa (imagem ilustrativa)
Comunicação Ufopa / Divulgação
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) abre nesta quarta (23), na Unidade Tapajós, Campus Santarém, a sétima edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas-Pará (Fecitba-PA). O evento híbrido é aberto ao público e à comunidade acadêmica, e visa fortalecer a iniciação científica por meio da promoção de ações de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para estudantes e professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A abertura será a partir das 16h, com a conferência “Ciência, tecnologia e saberes tradicionais para soluções efetivas nos desafios da Amazônia e o papel da escola e das feiras de ciências”, a ser ministrada pela reitora da Ufopa, Aldenize Ruela Xavier. A sessão solene será realizada no auditório do Bloco de Salas Especiais (BSE), prédio de cor laranja situado na entrada da Unidade Tapajós, no bairro do Salé.
Nessa edição, serão apresentados 98 projetos científicos produzidos por estudantes da educação básica, oriundos de nove municípios: Santarém, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Placas, Belterra, Itaituba, Oriximiná, todos do Pará, e Coari (AM). Além da apresentação dos projetos de iniciação científica, o evento contará com conferência, palestra interativa, oficinas, minicursos, roda de conversa, visita orientada a pontos turísticos de Santarém e exposição sobre o bioma amazônico.
As atividades ocorrerão no auditório do Bloco de Salas Especiais (BSE), no Restaurante Universitário (RU) e salas de aula da Unidade Tapajós, localizada no bairro Salé. Gratuitas, as inscrições de alunos, professores e demais interessados ocorrerão até 24 de outubro por meio do site do evento.
“A nossa proposta é realizar um evento híbrido, presencial em Santarém e on-line no canal da Feira no YouTube, para dar oportunidade aos municípios distantes de Santarém poderem participar. No evento de 2024, pretendemos estimular o desenvolvimento de projetos que foquem nas potencialidades da cultura paraense, no povo, nas memórias e nos problemas da região amazônica, em especial do Pará e dos municípios participantes”, explicou a coordenadora da Fecitba-PA, Nilzilene Gomes de Figueiredo.
Organizada pela equipe do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced), a iniciativa de extensão universitária também engloba a II FECITBA Júnior, com projetos de iniciação científica de estudantes do 1º ao 5º ano do fundamental. Outro destaque da programação é a 13ª Mostra Científica do Clube de Ciências da Ufopa, com a apresentação dos projetos desenvolvidos em 2024 por estudantes de ensino fundamental dos anos finais e de ensino médio que participam do Clube.
Programação
Na quinta-feira (24), das 8 às 18 horas, haverá a apresentação dos 98 projetos de iniciação científica selecionados para a Feira e da exposição “Amazônia: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, atividade vinculada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência do país, promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A programação ocorrerá no Restaurante Universitário da Ufopa, situado na Rua Raimundo Fona, bairro do Salé.
A cerimônia de encerramento, com a premiação dos melhores trabalhos apresentados, será na sexta-feira (25), das 16 às 18 horas, também no auditório do Bloco da Salas Especiais (BSE), situado na Unidade Tapajós.
Confira a programação completa AQUI.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.