PM baiano é selecionado para atuar em forças de paz da ONU


Integrante da corporação militar há 16 anos, cabo será um dos seis brasileiros em missões internacionais. Policial militar baiano se prepara para atuar nas forças de paz da onu
O cabo da Polícia Militar Luciano Santana foi selecionado para atuar nas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele é um dos seis brasileiros a participar do estágio promovido pelo Exército Brasileiro para colaborar com o ente internacional.
Uma reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, narra a trajetória do PM até o curso. Membro da corporação militar há 16 anos, Luciano integra o 8ª Batalhão, de Porto Seguro, no extremo sul baiano. Ele fala três línguas, o que incrementou seu currículo, e destaca que é um conhecedor de diversas culturas.
“Eu falo inglês bem e o francês ‘no básico’. Eu estou aprendendo francês aqui [no programa do Exército]. Viajo bastante para outros países”, comentou. Entre as nações que já conheceu, Luciano citou Israel, Palestina, Austrália, Cuba e Etiópia.
O estágio do Exército dura 10 semanas e é dividido em três etapas. A primeira foi realizada à distância. A segunda, atual fase do programa, ocorre presencialmente no Rio de Janeiro. Nesse momento, os participantes aperfeiçoam suas habilidades no idioma inglês.
Policial que ameaçou influenciador Boca de 09 em abordagem na BA é afastado das funções nas ruas
Maria Quitéria: primeira militar brasileira se passou por homem e virou heroína no campo de batalha
Cabo Luciano Santana, do batalhão de Porto Seguro, vai participar de missões da ONU
Reprodução/TV Santa Cruz
Em seguida, também presencialmente, Luciano e os demais agentes terão um mês para desenvolver exercícios práticos.
Após esse processo, o cabo estará habilitado a participar de missões. Para ele, será uma grande troca de experiências.
“Pelo que tem mostrado até agora, os policiais que vão servir na ONU vão exercer a mesma função lá fora. Eles trabalham junto com as forças policiais locais, atendem ocorrências, então eu incorporo em uma viatura de lá e troco conhecimentos com policiais”.
Por enquanto, ele ainda não tem missão definida, portanto, não sabe quando vai representar o Brasil no exterior. Mas, para a corporação, a iniciativa Luciano já enche a equipe de orgulho.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Adicionar aos favoritos o Link permanente.