Inscrições abertas ao Smart City Expo Curitiba 2025; projeto de Santarém foi premiado em 2024


O objetivo é reconhecer e valorizar o trabalho dos municípios brasileiros que estão implementando projetos em prol da qualidade de vida do cidadão. Prefeito Nélio Aguiar recebeu o prêmio de Santarém na categoria Cidade Sustentável
Divulgação
A empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, iCities, acaba de anunciar a abertura das inscrições para a segunda edição de uma das maiores iniciativas para reconhecer projetos que promovem cidades inteligentes no Brasil, o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards. Na edição de 2024, realizada em março, o município de Santarém, oeste do Pará, foi premiado com o Projeto “Quintal Florestal Sustentável”, integrado ao Arborizar Santarém (veja abaixo).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Até o dia 11 de dezembro de 2024, organizações públicas ou não governamentais, empresas, startups e empreendedores, centros de inovação e pesquisa, além de consórcios público-privados que tenham projetos implantados ou em desenvolvimento em cidades brasileiras, podem realizar a inscrição por meio do site www.smartcityexpocuritiba.com/awards.
Os projetos podem ser inscritos nas seguintes categorias: Cidade Inteligente; Cidade Sustentável; Equidade Social; Mobilidade Urbana; Transformação e Inovação Digital.
O prêmio deverá reconhecer iniciativas destinadas a tornar os espaços urbanos lugares melhores de se viver para todos. A primeira edição do Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards aconteceu em março de 2024 e contou com mais de 300 projetos inscritos de todas as regiões do Brasil. A expectativa para 2025 é superar o marco anterior, incentivando assim o avanço da inovação nos municípios de todo país.
Em 2024, Recife (PE) venceu na categoria Cidades Inteligentes com o projeto E.I.T.A!Recife, que contou com inovação aberta para superar desafios como redução do absenteísmo em consultas e exames. “Ganhar na categoria de cidade mais inteligente do Brasil é um reconhecimento enorme e estamos muito contentes”, afirmou Joana Portela, secretária do desenvolvimento econômico do Recife.
Na categoria Cidade Sustentável, venceu a cidade de Santarém (PA), com o projeto Quintal Florestal Sustentável, cujo objetivo se concentra em integrar o conhecimento ancestral sobre plantas medicinais com a arborização urbana, além de expandir a plantação de árvores nas comunidades, contribuindo para a conservação ambiental e valorização do bioma amazônico de forma sustentável.
“Na primeira edição do prêmio tivemos projetos de altíssimo nível e esperamos para 2025 reconhecer novas iniciativas que estão transformando a gestão pública e impulsionando o desenvolvimento no Brasil, melhorando assim a vida das pessoas. Esse é nosso propósito”, comentou o sócio-fundador do iCities, Beto Marcelino.
Os vencedores serão revelados na ocasião do Smart City Expo Curitiba 2025, que será realizado de 25 a 27 de março na Ligga Arena, em Curitiba (PR). A capital paranaense já foi vencedora da edição global do prêmio World Smart City Awards, que é realizado desde 2011 e acontece concomitantemente ao evento global Smart City World Congress, em Barcelona.
“Ao longo dos anos, o iCities já levou dezenas de cidades para concorrer aos prêmios internacionais do Smart City Expo World Congress, inserindo o Brasil no cenário global das cidades inteligentes. A grande adesão à edição nacional do evento evidencia que, agora, é hora de demonstrar que o país tem muito mais a oferecer, pois existem diversos projetos que estão transformando vidas de norte a sul do nosso país”, destacou Beto.
Barcelona inspira comitiva brasileira
Anualmente, o iCities organiza uma comitiva brasileira para participação no Smart City World Congress, que é o maior evento do mundo sobre o tema. Estão convidados para integrar a comitiva: gestores públicos, empresários, empreendedores, investidores, especialistas, pesquisadores, acadêmicos e demais interessados no desenvolvimento de ecossistemas de inovação e cidades inteligentes. Além do aprendizado disposto no congresso e exposição, o grupo brasileiro poderá conhecer a fundo a evolução do distrito 22@ de Barcelona, um epicentro global de inovação.
Os participantes da comitiva poderão, ainda, acompanhar a premiação do World Smart City Awards e ter acesso às iniciativas mais inovadoras que estão transformando cidades em todo o mundo.
Desde 2017, mais de 400 brasileiros já participaram da comitiva. “Há quase dez anos, estive no evento pela primeira vez e havia pouquíssimos brasileiros. Na ocasião, prometi para mim mesmo que, nos anos seguintes, teríamos mais pessoas do nosso país para aprender com quem está na vanguarda da inovação. E hoje é uma grande alegria ver que há tanta gente interessada, tanto de empresas como do setor público, e que a comitiva realmente é uma grande inspiração para quem vai”, finalizou Beto Marcelino.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.