Explante: saiba o que é a cirurgia que Virgínia Fonseca pensa em fazer

Explante: saiba o que é a cirurgia que Virgínia Fonseca pensa em fazerFoto: Reprodução

Você já ouviu falar sobre explante? Esse procedimento gerou curiosidade na internet nos últimos dias devido a uma declaração dada pela influenciadora Virgínia Fonseca em suas redes sociais.

Virgínia, que foi mãe recentemente, utilizou seu perfil das redes para pedir dicas aos seus seguidores de como controlar as dores de cabeça e a enxaqueca, no que os seus fãs a recomendaram fazer um explante para dar um jeito de vez na cefaleia.

Durante o ano de 2022, a dona da WePinkfoi diagnosticada com cefaleia tensional e através de suas redes, já revelou ter se submetido aos mais diversos tipos de tratamento para controlar a condição.

Mas afinal, o que é um explante? Esse procedimento se trata justamente da retirada de próteses nas mamas. Essa cirurgia pode ser realizada por motivos estéticos ou para auxiliar em questões de saúde, como é o caso de Virgínia. A esposa de Zé Felipe e apresentadora do SBT possui próteses de silicone nos seios desde 2018.

O procedimento de retirada das próteses dos seios é recomendado em caso de quaisquer complicações com o implante, ou no caso do surgimento de problemas de saúde decorrentes da presença deles no corpo.

A cirurgia é feita mediante a aplicação de anestesia geral e a técnica utilizada para a sua realização depende do local onde a prótese está localizada. Geralmente, durante o procedimento é feita a retirada da prótese e são realizados ajustes para proporcionar um resultado esteticamente agradável ao paciente.

Mas afinal, existe mesmo uma relação entre as próteses de silicone mamárias e a cefaleia? Em entrevista à revista Quem, a especialista Giulia Godoy, médica cirurgiã plástica, revelou: “A relação entre implantes de silicone e cefaleia, especialmente a do tipo tensional, é um tema amplamente debatido, mas ainda sem consenso científico. Até o momento, não há evidências sólidas que comprovem uma conexão direta entre os implantes de silicone e o surgimento de cefaleia tensional. É importante ressaltar que esse tipo de dor de cabeça pode ser desencadeada por uma série de fatores, como estresse, tensão muscular, e alterações hormonais, para citar algumas. O ideal é que o paciente busque uma avaliação médica, considerando todos os possíveis fatores que podem contribuir para a dor”.

Portanto, pode-se concluir com base no depoimento da especialista que não há nenhum tipo de comprovação científica que ateste uma possível ligação entre as próteses mamárias e a cefaleia sofrida por Virgínia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.