LED celebra gambiarra do ‘Brasil com S’ em desfile no SPFW

LED celebra gambiarra do ‘Brasil com S’ em desfile no SPFWSofia Duarte

C

elebrando o ‘Brasil com S’, aLED, comandada pelo mineiroCélio Dias, apresenta a coleção ‘Gambiarra‘ na passarela doSão Paulo Fashion Week N58. Ao lado do diretor criativo Cleu Oliver e do pesquisador de cultura brasileiraSávio Drew, a marca evidencia a capacidade brasileira de desenvolver tecnologias que, ao invés de serem tratadas como pouco sofisticadas, são vistas como verdadeiros hackeios no sistema.

“O Brasil com S é enorme e dá curva. [A ideia] é mostrar um pouco também desse trabalho, mostrar como existe um Brasil muito bonito que é um grande pilar da nossa cultura, da nossa economia, que está fora da rota”, afirma àCAPRICHOSávio Drew, natural de Anhuma, no Piauí, um vilarejo de 15 pessoas que está fora do mapa brasileiro. “Esse Brasil fora da rota só existe porque é um grande coletivo de pessoas, muita tecnologia nos seus processos de produção, e só se mantém fora dessas rotas desde 1500 porque existe muita gambiarra. Então, a gambiarra, nessa conversa, está atrelada à tecnologia brasileira”, completa.

A tal da ‘Gambiarra’, que abrevia ‘Grande Artifício da Mecânica Brasileira Inventado para Arrumar, Recuperar ou Realizar Algo’, aparece nas roupas com prendedores, no styling em que a parte da frente das camisas ficou para trás, e até nos acessórios em formato de clips em parceria com o designer Carlos Penna.

Continua após a publicidade
Desfile da LED no SPFW N58Ze Takahashi/@agfotosite/Divulgação
Desfile da LED no SPFW N58Ze Takahashi/@agfotosite/Divulgação

O crochê, já característico da etiqueta, vem junto com fios de seda, por exemplo, para ‘unir o sofisticado ao popular’, segundo Célio Dias, além da presença de bordados e acabamentos manuais. Em entrevista à CAPRICHO, o estilista também destaca o jeans com cortes marcados de alfaiataria e explica o significado de gambiarra no recorte de moda. “Essa coleção fala que para existir, para estarmos aqui, para sermos uma marca independente, precisamos fazer gambiarras.”

Continua após a publicidade

Essa gambiarra, aliás, aparece até na beleza, assinada pela equipe do salão Jacques Janine, que utilizou um produto só como blush, sombra e batom.

Embalado por uma trilha sonora que mistura forró e tecno-brega, assinada por Max Blum com colaboração dos Garotos do PB (Pizero Boys), que foram capazes de traduzir o que o mundo escuta em brasilidade máxima, o desfile aborda o improviso como única opção dada a inúmeras camadas de ‘Brasis’.

@capricho

Investigamos de onde vem a Gambiarra que a LED levou pra passarela da#SPFW💫

♬ Belligol – Tavin & Nolly & Moki

“Quando levamos ‘Gambiarra’ para a passarela, estamos pensando no Brasil que faz, refaz, faz de novo e, muitas vezes, faz melhor. Estamos falando da música, da arte e muitos outros exemplos, é o Brasil da rota do sol, do possível e não do impossível, queremos desfilar a potência que só existe aqui”, declara Célio Dias.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.