Paciente infectado por HIV durante transplante é internado, diz secretaria


Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirma que linha de emergência foi criada para o atendimento aos pacientes transplantados que receberam órgãos infectados e ela foi acionada no domingo (20). No RJ, 6 pessoas que receberam órgãos transplantados contraíram HIV; laboratório tinha emitido atestados de segurança dos órgãos
Jornal Nacional/ Reprodução
Um dos seis pacientes infectados por HIV durante um transplante no Rio de Janeiro foi internado. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.
De acordo com a pasta, uma linha de emergência foi criada para o atendimento aos pacientes transplantados que receberam órgãos infectados e ela foi acionada no domingo (20) por um deles.
A pessoa foi levada e internada no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Além do atendimento de emergência, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro destaca que os pacientes e seus parentes estão recebendo apoio ambulatorial e psicológico.
A Fiocruz afirmou que não vai se manifestar sobre a internação.
Análises
As análises preliminares feitas pelo Hemorio e que foram divulgadas no domingo indicaram que não há mais amostras de sangue de doadores de órgãos infectados pelo HIV. Apesar disso, o Hemorio já disse que decidiu fazer uma segunda bateria de testes.
Ainda não há uma data prevista para que saiam os resultados da segunda sessão de exames.
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.