Livro que conta história da interatividade no jornalismo via WhatsApp é lançado em Joinville

Foi lançado neste sábado (19) o livro “Telejornalismo Regional e a Participação do Público”, da jornalista Tatiana de Souza Sabatke, em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Ex-produtora do Grupo ND, a autora conta como a interação via WhatsApp transformou o modo de se fazer jornalismo no país, com pioneirismo da NDTV Record Joinville.

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

1
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

2
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

3
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

4
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

5
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

6
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

7
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

8
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado - Rogério da Silva/ND

9
9

Lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado – Rogério da Silva/ND

O lançamento aconteceu no Instituto Internacional Juarez Machado, e contou com a presença de amigos, colegas de profissão e de quem é protagonista nesta história: o público. “O livro faz esse resgate dessa interação com a televisão, desde lá nos primeiros programas e conta um pouco dessa história”, explica Sabatke.

A gerente de Jornalismo e Operacional do Grupo ND em Joinville, Drica Fermiano, acompanhou de perto o nascimento da ferramenta de interatividade via WhatsApp e acredita que a imprensa e as redes sociais caminham juntas. “As pessoas querem ser ouvidas e elas têm que ter um canal para isso. A televisão leva informação e você [imprensa] tem que receber isso de volta”, ressalta.

O livro publicado por Tatiana Sabatke é resultado de uma intensa pesquisa. Durante dois anos, a jornalista debruçou-se sobre conceitos que discutem a interatividade e o telejornalismo regional e buscou entender o que motiva a participação, quando ela se intensifica e quais os critérios para o telespectador opinar ou não sobre os temas abordados.

O estudo foi realizado durante o mestrado de Comunicação na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Com a conclusão do curso, seu orientador, o professor doutor José Carlos Fernandes, a incentivou a publicar um livro para compartilhar os resultados encontrados.

“Muito orgulho de vê-la transcrevendo essa iniciativa inédita para televisão, que hoje é utilizada por 150 emissoras em todo país. Estamos eternizando nessas páginas a nossa própria história”, disse Drica.

Como ocorreu pesquisa para o livrot

Para a realização do estudo, foram ouvidos telespectadores que participam ativamente do Balanço Geral Joinville, o telejornal da NDTV Record pioneiro, na região Sul do Brasil, em oferecer o formato de participação por meio do WhatsApp.

Há mais de dez anos, os telespectadores trocam mensagens com jornalistas da emissora e têm a sua opinião exibida quase que instantaneamente durante a programação.

“O leitor vai encontrar no livro uma discussão a partir de conceitos que ajudam a definir o processo de interatividade entre público e emissora. Mas o ponto alto é que procurei olhar atentamente para o telespectador e identificar de onde ele assiste ao telejornal, no sentido de quais são as suas histórias, as relações anteriores que teve com veículos de imprensa e o que ele espera ao enviar uma mensagem para a televisão”, conta Tatiana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.