Região de Piracicaba tem alerta para tempestade com chance de granizo e ventos de até 100 km/h


Comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia abrange cidades da área do g1 Piracicaba e região entre este sábado (19) e domingo (20). Inmet faz alerta laranja de perigo para tempestades na região de Piracicaba.
Reprodução/Inmet
A região de Piracicaba se insere no aviso laranja de perigo para tempestades com rajadas de vento de até 100 km por hora entre sábado (19) e domingo (20), emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas intensas chegam com previsão de queda de temperaturas.
🌧️🎐No alerta do Inmet, há previsão de volume de chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 quilômetros por hora, com possibilidades de queda de granizo. – Veja detalhes, abaixo.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
🌡️Em Piracicaba, as temperaturas mínimas ficam 17ºC e máximas de 27ºC neste domingo (20). Nas cidades da região, os termômetros não devem ultrapassar os 30ºC.
⚠️Alerta laranja para tempestades
O aviso do Inmet prevê chances de tempestade com ventos fortes e queda de granizo. Leia detalhes, abaixo.
🌬️Ventos
🎐O alerta laranja do Inmet, o segundo na escala de intensidade, aponta possibilidade de chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 50 ou 100 milímetros por dia, com ventos intensos, 60 a 100 quilômetros por hora e queda de granizo.
🔌O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
📝O Inmet faz as seguintes recomendações:
⛈️🎐Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
📲🔌Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
👨‍🚒 ☎️Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Estiagem
A previsão de chuvas para a região é registrada após longo período de estiagem. Em Piracicaba, o o volume de chuvas em setembro de 2024 ficou abaixo do esperado para o período do ano.
“O volume foi baixo e ainda estamos com um quadro de estiagem bastante ativa”, diz Graziela Steagall, responsável pela Defesa Civil de Piracicaba.
“Esse ano tivemos a transição do El Niño para o La Niña. Pelos estudos climáticos que acompanho, esse é o fator mais impactante no regime das chuvas”, diz a responsável pela Defesa Civil.
🌎 Mas, o que é o La Niña? – O La Niña é o resfriamento das camadas mais superficiais do oceano Pacífico e esse fenômeno pode ter mais de um ano de duração e ocorrer em intervalos de tempo que variam de dois a sete anos.
☀️🌧️Previsão do tempo
Veja previsão do tempo para Piracicaba (SP), Limeira (SP), Santa Bárbara (SP), Capivari (SP), Engenheiro Coelho (SP), Nova Odessa (SP) e demais cidades neste domingo (20).
Piracicaba: mínima 19ºC/ máxima 32ºC/ umidade mínima do ar 50%
Limeira: mínima 20ºC/ máxima 31ºC/ umidade mínima do ar 50%
Santa Bárbara d’Oeste: mínima 19ºC/ máxima 31ºC/ umidade mínima do ar 50%
Nova Odessa: mínima 20ºC/ máxima 30ºC/ umidade mínima do ar 55%
Capivari: mínima 19ºC/ máxima 30ºC/ umidade mínima do ar 60%
São Pedro: mínima 17ºC/ máxima 31ºC/ umidade mínima do ar 50%
Engenheiro Coelho: mínima 20ºC/ máxima 33ºC/ umidade mínima do ar 40%
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.