O chá que você pode beber de estômago vazio para melhorar a digestão, o inchaço e o refluxo

O chá de alecrim é excelente para o sistema digestivo, com suas propriedades tônicas, estimulantes, anti-inflamatórias e carminativas. Contudo, seus efeitos são potenciados quando consumido em momentos estratégicos, como de manhã e com o estômago vazio.

Xícara com chá de alecrim, que ajuda a melhorar a digestão

Chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Estudos apontam que a prática pode melhorar a digestão, porque o chá relaxa os músculos do trato gastrointestinal e reduz o inchaço abdominal.

Além disso, o alecrim contém compostos antioxidantes que podem ajudar a desintoxicar o fígado, estimulando a produção de bile, o que também facilita a digestão.

Outro benefício relacionado à bebida é o impacto positivo no humor e na redução do estresse. O alecrim tem sido associado à melhora da cognição e foco, devido à presença de compostos que protegem o cérebro de estresse oxidativo, ajudando a reduzir a ansiedade.

A prática de combiná-lo com exercícios leves, como meditação ou ioga, pode potencializar ainda mais esses efeitos, ajudando na concentração e calma para o restante do dia.

Xícara com chá de alecrim, que ajuda a melhorar a digestão

Bebida ajuda na digestão e a manter o foco, além de auxiliar a redução de inflamações – Foto: Freepik/ND

As propriedades do alecrim que ajudam a melhorar a digestão

Entre as características do chá, se destacam as vitaminas como B1 e B3, além de minerais como potássio, cálcio, magnésio e zinco.

A planta tem efeito antibacteriano, antisséptico, fungicida e balsâmico, ao mesmo tempo que facilita a expulsão da bílis retida na vesícula.

É bom para inflamações do intestino, bem como para alguns casos de diarreia ou prisão de ventre, assim como recomendada para pessoas com síndrome do intestino irritável.

Para preparar o chá de alecrim, basta colocar alecrim em água fervente e deixar abafar por cerca de 10 minutos. O chá deve ser consumido sem adoçar para não perder as suas propriedades.

Contudo, é importante ressaltar que este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.