VÍDEO: Drone flagra líder do Hamas momentos antes de ser morto por Israel

Imagens capturadas por drone mostram o líder do Hamas, Yahya Sinwar, de 61 anos, momentos antes de ser assassinado em um ataque de Israel na noite de quarta-feira (16). Ele estava em um edifício atingido por um tanque israelense na cidade de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

Yahya Sinwar, líder do Hamas assassinado por Israel

Yahya Sinwar substituiu Ismail Haniyeh como líder do Hamas – Foto: MOHAMMED ABED/AFP

O Hamas reconheceu a morte na manhã desta sexta-feira (18) e disse que a perda só fortalecerá o grupo. “Choramos a morte do grande líder, o irmão mártir Yahya Sinwar, Abu Ibrahim”, declarou Khalil al Hayya, um dirigente do grupo.

As FDI (Forças de Defesa de Israel) informaram que Yahya Sinwar foi morto “por acaso”. Uma unidade fazia a patrulha de rotina em Rafah na quarta-feira quando se deparou com três combatentes, que foram mortos tentando fugir. Somente ao inspecionarem os corpos identificaram o líder do Hamas.

Soldado do exército de Israel em meio a destroços em Gaza

O líder do Hamas teria orquestrado o ataque de 7 de outubro de 2023, que despertou a guerra em Gaza – Foto: Reprodução/Forças de Defesa de Israel

Yahya Sinwar havia corrido sozinho para um prédio e foi morto após ser localizado com ajuda de um drone. As FDI divulgaram as imagens feitas pelo equipamento que revelam os últimos momentos de vida antes de um tanque disparar contra o edifício.

Vídeo mostra os últimos momentos de vida do líder do Hamas

O vídeo mostra o líder do Hamas sentado no sofá de um edifício destruído, com roupas de guerra e o rosto coberto. Ele percebe que estava sendo filmado e tenta atingir o drone com um objeto.

Quem era Yahya Sinwar, líder do Hamas mais procurado por Israel?

Considerado o número 1 do Hamas, Yahya Sinwar era o homem mais procurado pelas FDI desde o ataque de 7 de outubro de 2023. Ele teria sido o mentor por trás do atentado terrorista que matou 1,2 mil pessoas e capturou 251 reféns em Israel.

Líder do Hamas Yahya Sinwar momentos antes de ser morto

Um drone ajudou a localizar o líder do Hamas em um edifício destruído – Foto: Reprodução/R7

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu o descreveu como o responsável pelo “pior massacre na história do nosso povo desde o Holocausto”.

O líder do Hamas estava desaparecido há um ano e teria se escondido nos túneis sob a Faixa de Gaza, sempre cercado por guarda-costas e um “escudo humano” de reféns capturados em Israel. As FDI afirmam, porém, que ele não estava acompanhado de reféns quando foi morto.

Também conhecido como Abu Ibrahim, Sinwar liderava o grupo islamista há pouco mais de dois meses. Ele assumiu o posto após a morte do antecessor Ismail Haniyeh, assassinado por Israel em 31 de julho durante uma visita ao Irã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.