Sistema que movimenta água ao redor da Terra está em colapso e impactos serão ‘sem precedentes’

O sistema que movimenta água, intitulado como ciclo global e é fundamental para a sobrevivência do planeta, está sendo drasticamente perturbado pela primeira vez na história humana, segundo um relatório da Comissão Global sobre a Economia da Água.

Rio em estado de seca e terra entrando em desertificação

Seca atinge diversos pontos do planeta, como mostrado na imagem – Foto: Canva/Divulgação/ND

A má gestão hídrica, uso insustentável da terra e a crise climática estão agravando a escassez de água, afetando quase 3 bilhões de pessoas. Além disso, esse cenário ameaça a produção de alimentos e pode provocar perdas econômicas significativas, com países de baixa renda enfrentando uma redução de até 15% no PIB até 2050.

O sistema que movimenta água envolve a evaporação e precipitação, regulando os padrões climáticos. No entanto, as perturbações causadas por atividades humanas estão resultando em eventos climáticos extremos, como secas severas e inundações devastadoras.

Rio Amazonas seco

Nos últimos dias, o rio atingiu sua menor marca em 121 anos de medição – Foto: Canva/Divulgação/ND

No Brasil, um exemplo é o Rio Negro, localizado no Amazonas. Nos últimos dias, o rio atingiu sua menor marca em 121 anos de medição.

Conforme dados do Porto de Manaus, no dia 4 de outubro deste ano, o nível do rio esteve em 12,66. Este é o menor nível do rio já registrado, superando os 12,70 marcados em outubro de 2023.

O relatório alerta para a importância de preservar tanto a “água azul” (encontrada em rios, lagos e aquíferos) quanto a “água verde” (umidade em solos e plantas), cruciais para manter o equilíbrio hídrico do planeta.

Sistema que movimenta água sofre uma ameça crescente

sistema que movimenta água

Gráfico mostrando o movimento da “água verde” e da “água azul” no sistema que movimenta água – Foto: Comissão Global sobre a Economia da Água/Divulgação/ND

O vínculo entre água e mudanças climáticas também é destacado. A destruição de ecossistemas naturais, como florestas e pântanos, está prejudicando a capacidade da Terra de armazenar carbono, agravando o aquecimento global.

O aumento das temperaturas seca o solo, aumentando o risco de incêndios florestais e intensificando a crise hídrica.

Para combater essa ameaça crescente, o relatório defende uma mudança radical na forma como os recursos hídricos são gerenciados e valorizados. Os governos devem enxergar a água como um recurso compartilhado e melhorar sua precificação, além de implementar práticas sustentáveis de gestão para garantir um futuro seguro e equilibrado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.