Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismo

Alentejo: 4 vinícolas para um roteiro de enoturismoDA REDAÇÃO

A uma hora e meia do Aeroporto de Lisboa, oAlentejo, a maior região dePortugal, é o destino ideal para quem gosta de vinhos. Afinal, alguns dos rótulos mais famosos do país são produzidos lá. Na “roça portuguesa”, vinícolas oferecem experiências em meio à paisagem composta por oliveiras, vinhedos e campos ondulados.Confira, a seguir, quatro vinícolas para incluir no roteiro peloAlentejo:

1. Adega Cartuxa

Localizada emÉvora, no coração doAlentejo, aAdega Cartuxaexiste desde 1880, época em que começou a se destacar pela produção de vinhos de alta qualidade. É uma das mais prestigiadas da região e tem uma longa história no vinho português.

ACartuxaproduz vinhos tintos, brancos e rosés. Entre os mais conhecidos da marca, está o Pêra-Manca, famoso pela complexidade de sabores e um dos mais desejados emPortugal.

Avinícolatem visitas guiadas que proporcionam uma visão completa do processo de vinificação, desde a colheita das uvas até o engarrafamento do vinho. Os visitantes podem aprender sobre a história do local, explorar as instalações e degustar uma seleção de rótulos.Saiba mais sobre o passeio aqui.

Continua após a publicidade

2. Herdade do Esporão

AHerdade do Esporãofica na região deMonsaraz, no coração doAlentejointerior. Fundada em 1987, a vinícola teve início com a missão de criar vinhos que combinam tradição e modernidade.Hoje, produz 14 milhões de litros por ano.

Continua após a publicidade

São daHerdaderótulos como o Esporão Reserva, o Esporão Private Selection e o Esporão Monte Velho. A vinícola tem visitas guiadas, degustação de vinhos, restaurante e loja em uma propriedade de 700 hectares que data de 1267 e pode ser explorada de bicicleta.Confira todos os detalhes da visita aqui.

3. Adega Mayor

EmCampo Maior, ao norte doAlentejo, aAdega Mayorocupa um edifício assinado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira.Fundado em 1988, o local combina uma abordagem moderna e técnica avançada na produção dos vinhos. Entre os rótulos de destaque estão o Adega Mayor Tinto, Adega Mayor Branco e o Adega Mayor Reserva.

A vinícola está cercada por 350 hectares de vinhedos e tem um terraço com vista panorâmica dos arredores. Os visitantes podem almoçar, fazer degustações ou piqueniques e participar da vindima.

4. Herdade da Malhadinha Nova

Com uma adega moderna, um delicioso restaurante e umhotel de charme emAlbernoa, perto deBeja, aHerdade da Malhadinha Novaoferece atividades diversas, como degustação de até cinco vinhos, prova de rótulos às cegas e workshops de cozinha utilizando as garrafas da propriedade.

A vinícola é responsável por produzir rótulos famosos tanto emPortugalcomo em outros países, como o Malhadinha Nova Tinto, Malhadinha Nova Branco e Malhadinha Nova Reserva – todos com embalagens desenhadas pelas crianças da família dos proprietários.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre Alentejo

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

  • Reserve hospedagem no Booking

  • Reserve seu voo

  • Reserve hospedagem no Airbnb

  • Ache um passeio na Civitatis

  • Alugue um carro

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.