Combinar café com canela realmente ajuda a emagrecer?

O café e a canela são dois ingredientes milenares que, até hoje, são utilizados de diversas maneiras – em receitas salgadas, doces e até em bebidas. No mundo fitness, combiná-los virou uma estratégia para ajudar a emagrecer, junção que tem dado o que falar nas redes sociais.

Para entender se adicionar uma colher de chá de canela em um xícara de café realmente faz sentido para quem está buscando reduzir medidas, a coluna ouviu dois nutricionistas, Leonardo Dias e Matheus Maestralle.

Afinal, café com canela emagrece?

De acordo com Matheus Maestralle, o que faz a “fama” da receita ser emagrecedora é o potencial das duas matérias-primas de serem um termogênico natural para o corpo, capazes de acelerar o metabolismo, aumentar o gasto calórico e elevar a temperatura do corpo.

Foto mostra homem segurando balança - Metrópoles
Metabolismo acelerado pode levar à perda de peso

Para o especialista, além da mistura favorecer com que o corpo fique suado, ela também garante outros benefícios à saúde. “A junção do café e da canela também pode ajudar no controle glicêmico (controle do açúcar no sangue). Eles também são fonte de antioxidantes, regulam o intestino e podem diminuir a inflamação”, explica Matheus Maestralle.

Embora Matheus revele alguns benefícios do “combo”, o nutricionista Leonardo Dias reflete que não existe nenhum efeito milagroso para a perda de peso.

O café pode ajudar a aumentar a disposição e a queimar algumas calorias extras, enquanto a canela é popular por seu potencial de melhorar a sensibilidade à insulina. Juntos, eles são vistos como uma forma simples de dar uma ‘acelerada’ no metabolismo, mas o impacto real é pequeno se o restante da alimentação não estiver equilibrado”, comenta.

Outros efeitos de usar canela no café

Canela em pau - Metrópoles
Além de tempero, a canela apresenta benefícios para o tratamento de pré-diabéticos, conforme aponta um novo estudo

Uma pesquisa publicada pela National Library of Medicine vai ao encontro do que os especialistas explicaram ao longo da matéria. De acordo com os estudiosos, a canela permite que a glicose do sangue “entre nas células” do corpo mais rapidamente, tornando a insulina mais eficaz.

Com os resultados em mãos, os autores entendem que além dos benefícios para a estética do corpo, adicionar canela ao café também ajuda a diminuir o risco de diabetes, uma vez que o tempero melhora a capacidade do corpo de quebrar gordura e promove mais saciedade, ao diminuir a velocidade com que os alimentos passam do estômago para o intestino delgado.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.