Delegado é preso em flagrante por disparo de arma de fogo, ameaça e injúria contra ex-mulher, em São Luís


Marcelo Fernandes Santos já havia sido internado em clínica psiquiátrica e estava afastado de suas funções. Marcelo Fernandes Santos efetuou disparos e ameaçou a ex-mulher.
Reprodução / TV Mirante
O delegado Marcelo Fernandes Santos, de 50 anos, foi preso em flagrante após efetuar disparos de arma de fogo e ameaçar sua ex-mulher durante uma discussão em São Luís. A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) foi acionada para conter a briga, e os dois foram encaminhados à Delegacia da Mulher.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Segundo a coordenadora da Delegacia da Mulher do Maranhão, Kazumi Tanaka, Marcelo efetuou disparos para o alto durante a briga, em uma área externa ao condomínio onde a ex-mulher mora. A delegada de plantão determinou a prisão em flagrante por considerar a situação como violência doméstica e familiar. A Justiça concedeu uma medida protetiva de urgência em favor da vítima.
“De acordo com o relato da vítima, os dois se desentenderam, e durante a discussão, o autor se exaltou, puxou a arma e efetuou disparos. A Polícia Militar foi chamada e conduziu ambos à Delegacia da Mulher. Aqui, a delegada de plantão entendeu que se tratava de uma situação de flagrante e autuou o suspeito por disparo de arma de fogo, ameaça e injúria no contexto de violência doméstica”, informou a delegada Kazumi Tanaka.
Apesar de não possuir histórico de violência contra a ex-mulher, Marcelo já havia sido levado à delegacia por injúria racial no início de setembro, após ofender um garçom em um bar e desobedecer a ordem de um policial militar. Pouco tempo depois, ele foi internado involuntariamente em uma clínica psiquiátrica, diagnosticado com dependência de álcool e comportamento agressivo. Ele passou 21 dias internado e recebeu alta há cerca de duas semanas.
A Associação dos Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol-MA) informou que Marcelo estava sob acompanhamento desde outubro devido a problemas psicológicos. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) confirmou que o delegado, que atuava na Delegacia Especial da Cidade Operária, estava afastado para tratamento médico.
A SSP-MA também informou que um processo administrativo foi aberto para investigar sua conduta e que suas armas pessoais foram apreendidas e enviadas para perícia após o ocorrido (leia a íntegra da nota mais abaixo).
Marcelo foi encaminhado para uma unidade prisional em Paço do Lumiar, e o caso segue em investigação pela Polícia Civil do Maranhão (PC-MA).
“A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que o delegado envolvido está afastado de suas funções para tratamento médico, e que, em face dessa ocorrência, um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia da Mulher de São Luís, que procedeu à autuação em flagrante por disparo de arma de fogo, ameaça e injúria, em contexto de violência doméstica e familiar, praticados contra sua ex-mulher. Além disso, um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado pela Corregedoria da Polícia Civil para apuração da conduta do agente.
Informa, ainda, que o uso de arma de fogo por policial é inerente à função, mas que a arma funcional utilizada pelo delegado já havia sido recolhida em razão do tratamento médico.
Por fim, comunica que após a ocorrência desta terça-feira (15) as duas armas de uso pessoal do agente também foram apreendidas e enviadas para perícia.”
Delegado é preso por ameaçar a ex-mulher no Maranhão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.