Conheça os tipos de esponja de lavar louça e para que serve cada um

Companheira de quem costuma lavar louças, a esponja é um item muito usado nas casas dos brasileiros. Versátil, ela pode ser utilizada tanto para limpar pratos e talheres, como parar manter limpos banheiros e pia. Não à toa, existe uma infinidade de tipos. Nos mercados, é possível encontrar a clássica multiuso, amarelo com verde, mas também azul, roxa, verde, prateada, entre outras.

Para te ajudar na missão de comprar uma esponja, o Metrópoles explica quais são as opções principais e como utilizá-las de forma correta.

Esponja multiuso

A mais famosa e, provavelmente, presente na casa da maioria dos brasileiros, a esponja verde a amarelo é multiuso e pode servir para limpeza comum das louças, como talheres, pratos e potes.

Além disso, ela possui dupla ação, com um lado de espuma (que costuma ser amarelo) e pode ser usado para limpezas delicadas, e a parte áspera (que costuma ser verde) e pode ser usada para sujeiras mais difíceis e resistentes.

Esponja não risca

Este modelo é ideal para a limpeza de superfícies antiaderentes e delicadas como vidros, aço inox, acrílicos e superfícies polidas em geral. No mercado, elas podem ser encontradas na cor azul.

Esponja prateada

Este produto possui fios de poliéster e poliuretano. Ele é indicado para a limpeza pesada. Geralmente, esta esponja tem a cor mais escura, como cinza ou preto, e é a melhor opção para grelhas e espetos.

Esponja de celulose

As de celulose costumam ser da cor rosa ou rosé e servem para limpeza de superfícies com revestimento de azulejos ou pisos frios e fórmicas devido à sua maciez.

Esponja para banheiro

Já as de banheiro são comercializadas nas cores azul ou verde e costumam ser mais resistentes aos produtos químicos.

Esponja natural

Além disso, existe a esponja natural que pode ser encontrada no mar ou em algumas árvores. As que são encontradas no mar são caracterizadas pela sua absorção e maciez. Por isso, elas são muito utilizadas para limpar janelas de vidro, motos e carros.

Já as encontradas em árvores podem ser utilizadas para lavar louças, tendo em vista que é mais barata, não risca os utensílios e é bem mais difícil de ser contaminada do que uma esponja sintética tradicional. Por ser natural, ela também agride menos o meio ambiente na hora do descarte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.