Chapecó terá mutirão de conscientização contra o câncer no Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Chapecó fará um mutirão de conscientização contra o câncer focado no público feminino, nos 26 Centros de Saúde da Família, dentro da Programa Outubro Rosa. O atendimento será das 18 às 21h, nesta quarta-feira (16).

Chapecó terá mutirão de conscientização contra o câncer no Outubro Rosa.

Nesta quarta, Chapecó terá mutirão de conscientização contra o câncer no Outubro Rosa. A ação será das 18 às 21h, nos 26 Centros de Saúde. – Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação/ND

Será feita coleta de exame preventivo de câncer do colo uterino, solicitação de mamografia, pesagem dos integrantes do bolsa família, avaliação de situação vacinal e testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, hepatites B e C e Sífilis).

A realização de exames preventivos e mamografia precisa de agendamento, que pode ser pelo WhatsApp da equipe ou diretamente na unidade. As Agentes Comunitárias de Saúde também podem dar informações.

Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, foi realizado no sábado um mutirão de inserção de Dispositivos Intrauterinos, conhecido como DIU, que se trata de um método contraceptivo por meio de um dispositivo introduzido na cavidade uterina.

De acordo com secretário de Saúde, João Lenz, em Chapecó temos uma população de 88.181  mulheres de 25 a 69 anos, idade que compõe o público-alvo.

Neste ano foram coletados 15.838 exames citopatológicos para detecção de câncer de colo de útero e foram solicitadas 9.453 mamografias.

A realização destas ações é uma forma de conscientizar sobre as questões de saúde da mulher e também promover o autoconhecimento cultivando a vida através da essência feminina.

Conscientização contra o câncer no Outubro Rosa

Esta ação será realizada no dia 12 de outubro de 2024, com 24 mulheres serão selecionadas através de seu Centro de Saúde da Família de referência.

O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre anualmente no mês de outubro, destinada à conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa começou nos Estados Unidos na década de 1990 e se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil.

Durante esse mês, diversas ações são realizadas para informar a população sobre a importância da detecção precoce da doença, que é uma das mais comuns entre as mulheres. A campanha enfatiza a importância do autoexame, mamografias regulares e a busca por orientação médica.

Além disso, o simbolismo da cor rosa é utilizado em diversas ações, para criar um ambiente de apoio e solidariedade às pessoas afetadas pelo câncer de mama.

Além da prevenção e informação sobre o câncer de mama, historicamente este mês é referência para a abordagem da saúde da mulher como um todo:

  • saúde reprodutiva;
  • prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
  • saúde mental;
  • câncer de colo de útero e doenças crônicas.

São abordados ainda temas de promoção da saúde através da prática de atividades físicas, alimentação saudável e atividades de lazer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.