Lula reconhece Eduardo Campos como herói da pátria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (15/10), o Projeto de Lei n° 3.148/2024, que reconhece o ex-governador de Pernambuco e ex-ministro Eduardo Campos como herói da pátria. O político morreu em 2014, vítima de um acidente aéreo em Santos (SP).

A assinatura do texto ocorreu em uma cerimônia com a presença dos filhos do ex-governador, o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e da viúva de Eduardo, Renata Campos.

4 imagens

Lula e família Campos na sanção do projeto que inscreve Eduardo Campos no livro de heróis da pátria

Homenagem de João Campos ao pai, Eduardo Campos
Brasil, Distrito Federal, DF, 27/06/2013. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PE), concede entrevista sobre reunião da presidente Dilma Rousseff com presidentes de partidos da base aliada, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). - Crédito:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:137823
1 de 4

Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco

Reprodução

2 de 4

Lula e família Campos na sanção do projeto que inscreve Eduardo Campos no livro de heróis da pátria

Ricardo Stuckert/PR

3 de 4

Homenagem de João Campos ao pai, Eduardo Campos

Reprodução/Redes Sociais

4 de 4

Brasil, Distrito Federal, DF, 27/06/2013. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PE), concede entrevista sobre reunião da presidente Dilma Rousseff com presidentes de partidos da base aliada, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). – Crédito:DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Código imagem:137823

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO/AE

Durante o evento, Pedro ressaltou que a homenagem ocorre no ano em que a morte do pai completa 10 anos. “Esse PL surgiu a partir da lembrança e saudade de 10 anos da partida de Eduardo, completo em 13 de agosto, mas da celebração da vida dele. Sessenta anos que ele fará ano que vem”, afirmou.

“Como filho, já nasci tendo ele como herói, mas cabia ao Pedro Campos relatar como ele tinha sido herói para a pátria”, disse o deputado, que foi relator do projeto na Câmara.

O presidente Lula, por sua vez, afirmou que o gesto acontece em um momento de “renascimento do fascismo, nazismo, fake news, mentira e de depreciação da política” e elogiou a trajetória de Eduardo Campos.

“Nos tempos em que estamos vivendo, sempre fui crítico que o Brasil não tinha heróis. Mesmo a esquerda no Brasil não cultua heróis, temos a história do Tiradentes, mas a gente não consegue valorizar”, ressaltou.

Outras sanções

Ainda na manhã desta terça-feira, o titular do Planalto assinou a sanção de outros quatro projetos. São eles:

  • Projeto de Lei n° 3.090/ 2023, que institui o Dia Nacional da Música Gospel;
  • Projeto de Lei n° 1.765/2024, que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, no Município de Santarém, no Pará;
  • Projeto de Lei n° 24/2020, que reconhece as expressões artísticas charge, caricatura, cartum e grafite como manifestações da cultura brasileira;
  • Projeto de Lei n° 6.204/2023, que declara o educador Anísio Teixeira Patrono da Escola Pública Brasileira.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.