Aos 42 anos, trabalhador ganha aposentadoria por invalidez por vício em heavy metal

Um trabalhador de 42 anos conseguiu, na Justiça, o direito a uma aposentadoria por invalidez. O motivo? O sueco fez com que seu vício em heavy metal fosse considerado uma deficiência permanente.

Trabalhador de 42 recebeu aposentadoria por invalidez

Benefício foi concedido após vício em heavy metal ser reconhecido como incapacitante – Foto: Noticias Trabajo/Reprodução/ND

De acordo com o portal Noticias Trabajo, a decisão do Tribunal de Hasslehölm é inédita no meio jurídico sueco e rendeu uma pensão mensal que complementa a renda do trabalhador aposentado.

A sentença afirma que o homem era fã de heavy metal desde a juventude e seu fanatismo com o estilo de música dificultou a manutenção de um emprego em tempo integral, devido à sua necessidade de assistir a concertos e sua dedicação intensa à música.

Tribunal considerou incapacidade para conceder aposentadoria

Conforme o portal Noticias Trabajo, o homem que conquistou a aposentadoria assistiu, somente em 2006, a mais de 300 show, o que o levou a ser demitido de vários empregos. Com isso, Roger Tullgren iniciou um processo legal para que o hobby fosse reconhecido como uma deficiência permanente que afetasse o seu desempenho profissional.

Ao longo de vários anos, inclusive, o trabalhador consultou vários psicólogos, que concordaram que “vício” em heavy metal resultou em limitações psicológicas. Dentre os profissionais, três endossaram a tese de que a situação exigia uma aposentadoria ou outro benefício para evitar discriminação no emprego.

Aposentadoria por invalidez complementa renda

Assim, o Tribunal de Hasslehölm determinou que seja paga uma pensal mensal de 400 euros, como complemento de renda, já que ele não poderia desempenhar adequadamente suas atividades profissionais. Ele pode seguir trabalhando, mas em meio período.

Além da pensão, o trabalhador conquistou um trabalho onde seu patrão permite que ele ouça heavy metal durante o horário de trabalho, exceto quando haja clientes no local. Ele também poderá usar suas roupas habituais do estilo, facilitando sua integração no ambiente de trabalho sem comprometer a sua identidade pessoal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.