Congresso propõe serviço militar obrigatório para quem não estuda nem trabalha

A bancada da Renovação Popular da Câmara dos Deputados da Argentina apresentou um projeto de lei para reestabelecer o serviço militar obrigatório para homens e mulheres entre 18 e 51 anos.

Serviço militar pode ganhar novidade na Argentina

Serviço militar pode ganhar novidade na Argentina – Foto: EMCOFFA

A proposta também busca criar oportunidades de formação e desenvolvimento pessoal para os jovens, que poderão se beneficiar da experiência militar.

Detalhes do projeto de serviço militar

A legislação proposta estipula que, a partir da aprovação, tanto homens quanto mulheres entre 18 e 51 anos devem cumprir o serviço militar obrigatório, desde que atendam aos requisitos de aptidão física e mental.

Estão excluídos da obrigatoriedade os indivíduos com problemas de saúde que os impeçam de realizar atividades físicas, estudantes de instituições de ensino superior ou técnico que estejam matriculados e em curso, assim como aqueles responsáveis pelo cuidado de dependentes.

Impacto do serviço militar

Embora a proposta ainda precise passar pelas etapas legislativas para se tornar lei, a iniciativa gerou debates sobre o impacto que a obrigatoriedade do serviço militar pode ter na sociedade, especialmente em relação aos jovens.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.