Do feudalismo no xadrez a jogos sobre deuses romanos: professora cativa alunos com aulas ‘fora do tradicional’ em Campinas


Em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado nesta terça-feira (15), g1 conversou com docente, que leciona para sexto e sétimo anos. Professora de história cativa alunos com aulas diferentes em colégio de Campinas
Myara Bino de Oliveira/Arquivo pessoal
Em um mundo cada vez mais dinâmico, a professora de história Myara Bino de Oliveira, de Campinas (SP), recorreu a abordagens fora do convencional para cativar os alunos na sala de aula. As iniciativas vão do feudalismo no tabuleiro de xadrez a jogos sobre deuses romanos (leia mais abaixo).
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Em homenagem ao Dia dos Professores, celebrado nesta terça-feira (15), o g1 conversou com a docente, de 24 anos, que leciona para o sexto e sétimo anos. Para manter os alunos “ligados”, ela tenta unir o conteúdo com atividades mais práticas, que exercitam a criatividade.
“Você acaba saindo um pouco do formato tradicional de aula e os alunos amam”, contou.
🎭 Assim, uma aula sobre mercantilismo se transforma em um teatro no qual os estudantes inventam um reino fictício e todo o sistema político e econômico; as ordens sociais do feudalismo são apresentadas por meio do jogo de xadrez; jogos são criados para representar os deuses romanos; e até a música é utilizada em alguns casos.
Alunos são incentivados a utilizar a criatividade em sala de aula
Myara Bino de Oliveira/Arquivo pessoal
🎶 Incentivando talentos
Segundo a professora, existe um esforço não apenas para tornar o aprendizado algo mais agradável, mas que também incentive diferentes talentos e inteligências.
“Tentar cativar eles de uma forma diferente que possa incentivar. Porque eu tenho alguns alunos que são músicos, que amam tocar e cantar. É uma forma diferente de chamar a atenção deles para não ficar só em uma professora passando a matéria de forma repetitiva”, relatou.
Myara teve a oportunidade de levar a experiência para turmas do ensino médio quando precisou substituir um professor em uma aula sobre o Tratado de Tordesilhas. Na ocasião, ela aproveitou para exercitar a criatividade dos alunos com pinturas.
“Os alunos estavam muito empenhados em produzir quadros sobre o Tratado de Tordesilhas e as Grandes Navegações. Eles estavam sentados no chão pintando, se divertindo”, relembrou a professora.
Alunos são incentivados a utilizar a criatividade em sala de aula
Myara Bino de Oliveira/Arquivo pessoal
🎓 Sempre quis ser professora
Myara contou que sempre quis ser professora, mas história não era uma disciplina que pensava em seguir. No entanto, descobriu a Olimpíada Nacional de História nos últimos anos de escola e, com isso, encontrou uma nova forma de estudar a matéria.
Foi durante a faculdade que Myara desenvolveu um estudo que, mais tarde, seria usado nas experiências em sala de aula: uma análise das sonoridades de São Paulo no ano da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Isso porque a professora analisou todos os tipos de sons que encontrava registro, incluindo músicas, shows, teatros musicais e até a reclamação do barulho de sirenes.
“Eu estava olhando para história com o olhar não só conteudista, mas de uma forma que posso utilizar outras inteligências e despertar outros interesses dos alunos”, disse.
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