Milei virá ao Brasil para participar do G20, em novembro

O presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou sua participação na cúpula do G20, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro.

A visita acontece após uma série de tensões entre o líder argentino e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O titular do Planalto optou por faltar à posse de Milei, em dezembro do ano passado. Durante a campanha à presidência, o argentino utilizou termos como “corrupto” e “presidiário comunista” para se referir ao brasileiro.

Desde então, a relação entre os chefes de Estado permaneceu estremecida. Em junho, os dois participaram da cúpula de líderes do G7, mas evitaram contato direto. No mês seguinte, Milei faltou ao encontro do Mercosul, do qual o presidente brasileiro participou.

Além disso, em sua primeira visita ao Brasil, o argentino não se reuniu com Lula. Ele veio ao país para participar de uma conferência conservadora, na qual teve reuniões com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras lideranças da direita.

A reunião do G20 ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de chefes de Estado dos 19 países membros, União Africana e União Europeia. O encontro discutirá, entre outras questões, o combate à fome e a transição energética.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.