Wear OS pode ganhar atualizações anuais e seguir ciclo do Android

Wear OS pode ganhar atualizações anuais e seguir ciclo do AndroidAndré Lourenti Magalhães

Sistema operacional do Google para smartwatches, o Wear OS enfim pode ganhar um ciclo de atualizações anuais paralelo à versão mais recente do Android. De acordo com o site 9to5Google, a Samsung já prepara o Wear OS 5 com base no Android 14 e o padrão deve ser seguido nos futuros updates.

O site aponta que a fabricante sul-coreana desenvolve uma build para a nova geração do Galaxy Watch 7 com chip Exynos 5535, que deve rodar com base no Android 14, e recebeu o nome de “Wear OS 5”.

Além disso, o desenvolvedor Mishaal Rahman comentou em sua conta no X (antigo Twitter) que existia uma possibilidade do Wear OS 6 acompanhar o Android 15, então o Google sincronizaria as novas gerações de SO para celulares e wearables.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

A couple of months ago, I spotted a hint that Wear OS 6 will be based on Android 15, and thus by extension, that Wear OS 5 would be based on Android 14. I didn’t report on it then since there was only one mention and it could’ve been a typo, but it looks like I was right.… https://t.co/SJ17azFOey

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) January 24, 2024

Cronograma bagunçado

Após a mudança de Android Wear para Wear OS, o sistema não necessariamente seguiu a mesma ordem de atualizações do Android. O Wear OS 2 foi lançado em 2018 durante a transição entre Android 8 e 9, a 3ª geração chegou ao público com o Android 11 e a 4ª geração, mais recente, saiu com o Android 13.

O intervalo maior poderia ser um problema para consumidores, que poderiam ficar mais de um ano sem novos recursos sem updates expressivos no sistema dos relógios, enquanto os celulares eram aprimorados com frequência.

Caso os rumores sejam confirmados, ambos os lançamentos enfim ficarão sincronizados, com uma nova versão do Android e um novo Wear OS logo em seguida. Vale lembrar que a rival Apple já faz isso: os novos lançamentos do watchOS, sistema do Apple Watch, acompanham as novas versões do iOS, sistema do iPhone.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.