Ao MG2, Fuad admite que mototáxis precisam ser regulamentados, defende atendimento de saúde e promete melhorar índices da educação


Candidato à reeleição do PSD foi entrevistado pelo jornalista Sérgio Marques nesta segunda-feira (14). Fuad Noman é entrevistado por Sérgio Marques no MG2
Camila Falabela/ g1
O candidato do PSD à Prefeitura de Belo Horizonte, Fuad Noman, disse nesta segunda-feira (14) ao MG2 que é preciso regulamentar o serviço de mototáxi na cidade.
Ele afirmou também que, se for reeleito, pretende entregar três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e cinco centros de saúde.
Adversário de Fuad Noman no 2º turno, o candidato do PL, Bruno Engler, também será sabatinado no MG2, nesta terça-feira (15). A ordem das entrevistas foi definida por sorteio.
Mototáxi
Ao ser questionado sobre a ausência de regulamentação específica para o serviço de mototáxi de Belo Horizonte, Fuad Noman disse que é uma “questão complexa” e que o município não tem competência para fazer esse tipo de legislação, mas destacou que é “preciso tomar uma providência”.
Segundo ele, a prefeitura tem conversado com o Ministério Público do Trabalho (MPT) para encontrar soluções – acidentes envolvendo por motos por aplicativo têm sido registrados na cidade.
“Estamos conversando com o MPT para encontrar uma forma de gerar regras claras para esse tipo de transporte”, afirmou.
Saúde
Sobre a queda de Belo Horizonte no indicador “Acesso à Saúde”, do Ranking de Competitividade de Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública, Fuad Noman disse que não conhece o levantamento.
Ele afirmou que a pandemia de Covid-19 e a epidemia de dengue geraram um “caos muito grande” e que é preciso construir mais unidades de saúde na capital. Se reeleito, Fuad prometeu construir três novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e cinco centros de saúde.
Ele citou também convênio com a Faculdade de Ciências Médicas para que o hospital do câncer seja 100% SUS, a construção da maternidade no Odilon Behrens e parcerias com hospitais para a realização de cirurgias eletivas, além de um sistema de modernização da saúde que vai integrar dados dos pacientes.
“Nós estamos trabalhando muito para que possamos melhorar o atendimento”, afirmou o candidato.
Segurança pública
Fuad Noman disse que é necessário que o município articule com as forças do estado, como Polícia Militar e Polícia Civil, para fortalecer a segurança pública.
Ele destacou o trabalho do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que reúne órgãos de segurança e monitora em tempo real, por meio de câmeras, o que está acontecendo na capital. Falou também que a Guarda Municipal tem feito um trabalho de ocupação de BH, principalmente do hipercentro.
“A Guarda tem uma tarefa muito importante, de complementar o serviço da Polícia Militar, não substituir, mas completar. Eu acho que o trabalho articulado entre a prefeitura e a polícia é fundamental para isso”, disse.
Reportagem em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.