Raphael Vitiello fala sobre construção de hospital, investimento em educação e em acabar com a corrupção


Candidato do PP, que vai disputar o 2º turno da eleição à Prefeitura de Guarujá (SP), foi o primeiro a participar da série de entrevistas do JT1. Confira a entrevista com o candidato à Prefeitura de Guarujá, Raphael Vitiello
O candidato à Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, Raphael Vitiello, do PP, participou de uma entrevista nesta segunda-feira (14), no JT1. Ele falou sobre propostas para educação, turismo e saúde. Ele também comentou sobre questões de violência e corrupção na cidade.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os dois candidatos mais votados foram Farid Saidi Madi (PODE), com 70.753 votos (42,54%), e Raphael Vitiello (PP), com 42.398 (25,49%). Eles vão disputar o 2º turno da eleição para a administração municipal. A votação será no dia 27 de outubro.
Vitiello é o primeiro candidato do 2º turno da eleição para a Prefeitura de Guarujá a participar da série de entrevistas do JT1, que também está sendo transmitida ao vivo no g1. A ordem das participações foi definida em sorteio.
“Eu quero ser prefeito do Guarujá porque ainda acredito que a política seja a maior ferramenta de transformação da sociedade […] A gente pode voltar a ser aquela cidade que a gente sempre teve orgulho de dizer que nasceu, cresceu e construiu a nossa família”, disse Vitiello.
Raphael Vitiello, do PP, foi entrevistado no JT1
Vanessa Rodrigues/AT
Farid Madi (PODE) e Raphael Vitiello (PP) vão para o 2º turno em Guarujá, SP
Confira a apuração completa das eleições em Guarujá.
Jornalista Rodrigo Nardelli entrevista candidato à Prefeitura de Guarujá, Raphael Vitiello
Gyovanna Soares/g1
Vida política
Ao longo dos últimos anos, Vitiello trocou quatro vezes de partido. Durante a entrevista, ele explicou que iniciou no PDT, mas acabou saindo e indo para o PSDB, que não teve interesse que ele continuasse no partido.
Em seguida, ele foi convidado pelo PSD. Vitiello explicou que, quando lançou a candidatura a prefeito, o partido disse que iria discutir quem iria ou não concorrer ao cargo. Por este motivo, ele filiou-se ao PP.
“Preferi ir para um outro partido, procurar novos ares, para que eu pudesse ter liberdade e ter um partido que me dê sustentação, que me dê um abrigo para que eu pudesse disputar uma campanha boa”, afirmou ele.
Raphael Vitiello fala sobre motivo de querer ser prefeito e trocas de partidos políticos
Saúde
Caso seja eleito, Vitiello prometeu construir um hospital municipal na Avenida Castelo Branco, em Vicente de Carvalho, através de uma parceria público-privada. “Eu quero fazer essas parcerias para que a gente possa adquirir essa área, equipar e entregar um hospital próprio”.
Ele explicou que a localização é próxima do aeroporto da cidade. Por este motivo, o candidato ressaltou ter conversado com especialistas e engenheiros que, de acordo com ele, afirmaram que o projeto será possível com uma acústica adequada.
Vitiello também prometeu zerar as filas de espera para atendimentos de saúde através de tecnologia e chamamento público com empresas privadas. Ele também destacou o objetivo de querer construir um Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em parceria com o governo do estado.
Raphael Vitiello fala sobre propostas para saúde de Guarujá, SP
Educação
Vitiello afirmou quer irá revitalizar e melhorar a infraestrutura dos equipamentos de educação do município, para que possa implantar atividades em período integral.
“A gente [quer] fazer de uma forma que a criança estude, faça a alimentação, que é extremamente importante. No contraturno, faça reforço escolar, possa ter uma atividade esportiva […], assim como a atividade cultural”.
O candidato ressaltou que a administração municipal também deve escutar e aumentar a autoestima dos professores para, segundo ele, o sistema de ensino ficar forte e os alunos mais capacitados para o futuro.
Raphael Vitiello fala sobre investimentos na educação de Guarujá, SP
Habitação
Vitiello disse pretender fazer a regularização fundiária [série de ações para regularizar ocupações clandestinas e colocar os ocupantes como proprietários] das áreas que já estão consolidadas. Aquelas que não estão, ele explicou que deve retirar os moradores e entregar uma nova habitação.
“A gente vai regularizar áreas que são necessárias, mas principalmente fazer o congelamento do crescimento desordenado”, afirmou o candidato. Ele destacou que quer construir habitações com o próprio dinheiro do município, além de parcerias com os governos estadual, federal e parcerias público-privadas.
Raphael Vitiello fala sobre propostas para habitação em Guarujá, SP
Segurança
O candidato explicou que é necessário dobrar o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) para que os agentes consigam atender toda a área do município. Ele também quer investir em tecnologia com câmeras de monitoramento.
Além disso, ele afirmou que pretende investir em educação, cursos profissionalizantes e atividades esportivas e culturais para ajudar a combater o crime organizado na cidade.
“O pai e a mãe estão desempregados, ele [jovem] não tem condição de sustentar a família, o que ele vê do lado? O que é mais fácil […]. [Tem que] ocupar a cabeça desse jovem, não deixando ele seguir essa linha do crime organizado e parar de deixar o Guarujá nessas páginas policiais”, explicou Vitiello.
Raphael Vitiello fala sobre investimentos na segurança de Guarujá, SP
Turismo
Se eleito, Vitiello afirmou que irá investir no bairro Perequê com gastronomia, trilhas e turismo religioso. Para isso, ele explicou ser necessário levar novos equipamentos e ônibus municipais para aquela região, o que deve impactar na geração de empregos.
“A gente tendo um pouco de segurança […], trazendo atrativos, a gente já traz o turista para ele gastar o dinheiro aqui na cidade e fazer o giro da economia”, ressaltou.
Raphael Vitiello fala sobre turismo no Perequê, em Guarujá, SP
Corrupção
Vitiello ainda destacou que é candidato à administração municipal para representar as pessoas que precisam de água, iluminação e saneamento básico. Em relação a corrupção, ele afirmou quer irá acabar com os contratos “fraudulentos” e trazer bons parceiros para a cidade.
“Tenho dois mandatos de vereador, eu sou ficha limpa […]. O Guarujá há muitos anos vem vivendo esse problema de corrupção e nós vamos acabar com isso. Nós vamos mostrar para o munícipe que é possível”, afirmou.
Raphael Vitiello fala sobre desejo de combater a corrupção em Guarujá, SP
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.