Prefeitura de Porto Alegre faz ação de combate à dengue em cemitérios; saiba como evitar focos


Duas rondas diárias são realizadas nos cemitérios São João, Tristeza e Belém Velho. Vistoria de vaso de planta em ação de combate à dengue em cemitério de Porto Alegre
SMAMUS/PMPA/Divulgação
Três cemitérios municipais recebem ações de combate à dengue há cerca de duas semanas em Porto Alegre. As rondas visam eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Funcionários dos cemitérios São João, Tristeza e Belém Velho preenchem vasos vazios com areia, furam recipientes sem escoamento de área e tapam espaços ocos com areia e cimento, seja nas lápides ou na estrutura dos cemitérios. As rodas ocorrem duas vezes ao dia.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) elenca uma série de recomendações para quem visita os cemitérios, como evitar o uso de recipientes que acumulam água. Veja a lista abaixo.
“Estamos ainda mais atentos aos cuidados que devem ser realizados, principalmente nos cemitérios, onde as pessoas utilizam vasos e demais recipientes que acumulam água para prestar as homenagens”, diz o secretário em exercício da pasta, Joaquim Cardinal.
Funcionário tapa espaço oco em túmulo para evitar foco de dengue em cemitério de Porto Alegre
SMAMUS/PMPA/Divulgação
Dengue no RS
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), Porto Alegre é um dos 466 municípios gaúchos com infestação do mosquito da dengue. Apenas 31 cidades não registraram infestação este ano.
A Capital soma 87 casos confirmados, com outros 68 sob investigação das autoridades de saúde, de acordo com a SES.
Ao todo, o estado tem quase 7,5 mil casos confirmados – 6,4 mil deles contraídos dentro do território gaúcho. Até a segunda-feira (26), eram sete óbitos confirmados.
Como evitar focos de dengue em cemitérios:
Usar flores artificiais
Usar vasos com furos
Não usar velas
Não usar garrafas
Não usar vidros
Não usar pratos embaixo de vasos
Não usar itens que possam acumular água
Recolher e descartar corretamente resíduos
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.