Adolescente com paralisia sofre com falta de dieta ‘especial’ na farmácia do estado: ‘para ela é arroz e feijão’


Suplementos em falta em Campinas são destinados a pacientes que dependem de sonda para a alimentação. Pacientes que dependem de ‘dieta especial’ enfrentam demora na farmácia do DRS de Campinas
O que uma mãe faz ao saber que a comida da filha está acabando e ela não tem condições de comprar? Essa situação é vivida pela dona de casa Valéria da Silva, moradora de Campinas (SP), que depende do fornecimento, pelo governo do estado, da alimentação especial para a filha.
Izaelly da Silva e Silva, de 14 anos, tem paralisia cerebral e só se alimenta por sonda, mas a dieta enteral utilizada está em falta há pelo menos três meses na farmácia de alto custo em Campinas (SP).
“Se ela não tiver esse ‘leite’, ela não come. O que eu vou dar para ela? Arroz e feijão não pode. Esse ‘leite’ para ela é arroz e feijão”.
Segundo o documento apresentado por Valéria à reportagem da EPTV, a última vez que a alimentação especial foi fornecida à adolescente foi em 16 de julho deste ano. Nos meses de agosto, setembro e, agora, outubro a mãe procurou a farmácia e a resposta é que não tem o suplemento em estoque.
Filha de Valéria tem paralisia cerebral e depende da dieta enteral
Reprodução/EPTV
Valéria não pode trabalhar porque precisa cuidar da filha. Ela depende de um benefício de um salário mínimo do governo federal e de doações, por isso, não consegue bancar essa alimentação especial que chega a custa cerca R$ 185 por semana.
“Mais de dois meses esperando. Mês de agosto não recebi, mês de setembro não recebi, mês de outubro já era para eu ter recebido de novo e não vou receber porque ainda não chegou. As pessoas me perguntam se eu tenho um sonho. Eu tenho um sonho: ‘leite’ para ela (filha), por que se ela não tiver leite, ela vai comer o quê?”.
O caso de Izaelly não é isolado. A reportagem da EPTV também conversou com familiares da dona Inácia, de 87 anos, e do Sandro. Ambos vivem acamados e dependem de algum tipo de alimentação especial, mas lidam há meses com a falta de fornecimento pelo estado. “Se não tiver essa comida, como ele vai sobreviver”, disse Cícero, irmão do Sandro.
Dieta enteral está em falta na farmácia da Secretaria Estadual de Saúde
Reprodução/EPTV
O que diz a Secretaria Estadual de Saúde
Procurada pela EPTV, a Secretaria Estadual de Saúde informou que o Departamento Regional de Saúde está apurando os casos mostrados na reportagem, mas não deu prazo de quando o problema vai ser resolvido e nem explicou o que está causando a falta dos suplementos.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
V
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.