Confira a programação das cidades do Alto Tietê para o Outubro Rosa


Entre as ações estão caminhadas, doação de cabelos e exames. Outubro Rosa celebra a conscientização do câncer de mama
Freepik/Reprodução
As cidades do Alto Tietê organizam programação especial para o Outubro Rosa. Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes já divulgaram os eventos especiais para a data (confira abaixo).
O movimento mundial celebra o mês de conscientização do câncer de mama. Ele foi criado na década de 1990, e tem como símbolo um laço rosa. O objetivo principal é alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce.
Os principais sintomas do câncer de mama são:
caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos
mamilos.
pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Veja a programação do Outubro Rosa no Alto Tietê
Ferraz de Vasconcelos
Ferraz de Vasconcelos tem na programação exames, caminhada e atividades nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo a Prefeitura, a primeira atividade é nesta quarta-feira ( 9), a partir das 10h, na UBS da Vila Margarida. No local será realizada uma palestra sobre a importância do autoexame, a detecção precoce e o tratamento do câncer.
O Centro Integrado de Assistência à Saúde da Mulher realiza a Semana da Mulher de 21 a 25 de outubro. Durante o dia inteiro terá intensificação de USG de mama, mamografias e coleta de Papanicolau.
A caminhada do Outubro Rosa está programada para o dia 26 de outubro.
17/10 às 10h: UBS Lucas Simplício Deliesposti – Rosana (Palestra sobre a prevenção do câncer de mama, com intensificação de coleta de Papanicolau
18/10 às 15h: UBS Santo Antônio – Palestra Sobre a Saúde da Mulher. Ação extra-muro – no dia 21 com a equipe Multi
19/10 das 8h às 14h: UBS São Lázaro com intensificação de coleta de Papanicolau e abordagem sobre a Saúde da Mulher
22/10 às 10h na UBS Antônio Nhan: Palestra sobre a conscientização da importância da prevenção do câncer e intensificação da oferta de exames. E às 14h: na UBS Geraldo José Rodrigues Alckmin – Yone: Palestra educativa abordando prevenção ao câncer de mama, colo do útero e autoexame de mamas. Oferta de teste rápido de IST’s e incentivo ao Papanicolau.
23/10 às 9h30: na UBS Marcelo Petegrosso Pereira – Bela Vista: Roda de conversa sobre a Saúde da Mulher e oferta de Papanicolau. E às 14h30: CSII – Mário Margarido da Silva: roda de conversa com dinâmica do autoexame
24/10 às 9h: na UBS do CDHU: Palestra com equipe de médicos, coleta de Papanicolau e avaliação odontológica. E às14h: Palestra, autoexame e Papanicolau
25/10 às 9h na UBS Vila São Paulo: sensibilização, orientação médica com a equipe do Nasf. E às 10h: na UBS José Schiavinatti: Palestra, prevenção e oferta de Papanicolau
31/10 na UBS Mário Squizato: Nações: Palestra sobre a prevenção do câncer de mama
Itaquaquecetuba
Uma das ações da Prefeitura de Itaquaquecetuba é a campanha Corte Solidário. Ela oferece corte de cabelo gratuito para quem deseja doar os fios.
A ação acontece nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro das 13h às 17h, na Casa da Mulher que fica na Rua Guariri, 261, Vila São Carlos. As mechas doadas serão transformadas em perucas para mulheres que estão em tratamento quimioterápico.
A Prefeitura destaca que apenas cabelos a partir de 10 centímetros podem ser doados e as primeiras 15 inscritas ganharão uma garrafinha personalizada. O espaço contará com atendimento exclusivo e as interessadas podem se inscrever via WhatsApp 97378-8568.
As mulheres que estão em tratamento e querem obter uma peruca podem procurar orientações na Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania que fica na Rua Nemésio Cândido Gomes, 30, Vila Zeferina, de segunda a sexta, das 9h às 16h30, ou pelo telefone 4753-5291.
Programação
Nesta quinta-feira (10), às 14h, será realizada uma palestra com um oncologista na Casa da Mulher. E no dia 16, acontece a palestra “Inclusão, promoção e incentivo ao diagnóstico para mulheres com deficiência” na APAE que fica na Rua Distrito Federal, 205, Vila São Judas Tadeu.
No dia 19, às 7h30, tem a caminhada de conscientização que terá ponto de partida no Parque Ecológico que fica na Rua Cabrália Paulista, 100, Estação.
Mogi das Cruzes
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes oferece exames e promove informações sobre câncer de mama.
A secretaria também promove encontros de atualização e capacitação sobre prevenção ao câncer de mama para profissionais da saúde.
Até 31 de outubro todos os postos de saúde e unidades da Estratégia Saúde da Família, realizam acolhimento de pacientes para pedidos de mamografia, destinado a mulheres acima de 40 anos e também coleta de papanicolau.
Segundo a secretaria, o trabalho inclui a divulgação de sintomas perceptíveis do câncer de mama, como surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos nas axilas.
O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos. Outros fatores são menarca precoce (idade da primeira menstruação); menopausa tardia (após os 50 anos) e nuliparidade (ausência de filhos).
Ação de autocuidado
No dia 26 de outubro,a Policlínica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) promove uma ação de autocuidado. O evento acontece das 8h às 13h, e oferece 60 vagas. Segundo a UMC, os atendimentos são gratuitos e focados na prevenção e conscientização do câncer de mama.
Na ação também serão realizadas consultas e exames físicos que poderão ajudar no diagnóstico e prevenção do câncer de mama. Após o exame, as pacientes serão avaliadas por consultas médicas. Caso seja necessário, a Policlínica fará o acompanhamento e encaminhamento das pacientes.
O evento é organizado pelas Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia, Oncologia e Cirurgia Plástica da UMC. Os serviços são realizados com supervisão dos professores.
As inscrições devem ser feitas diretamente na Policlínica ou pelo telefone 4728-5383. A Policlínica fica na Rua Dom Antônio Cândido Alvarenga, 170, Centro, Mogi das Cruzes.
Assista a mais notícias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.