Israel matou possível substituto de líder do Hezbollah, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que matou o possível substituto do ex-líder do Hezbollah no Líbano. A declaração foi feita nesta terça-feira (8/10).

“Nós estamos degradando as capacidades do Hezbollah”, disse o premiê israelense. “Eliminamos milhares de terroristas, incluindo o próprio [Hassan] Nasrallah, o substituto de Nasrallah e a substituição do seu substituto”, afirmou Netanyahu.

Seyyed Hassan Nasrallah, ex-secretário-geral do Hezbollah, foi morto em um ataque aéreo na capital do Líbano, Beirute, no último dia 27 de setembro. Desde então, um vácuo de liderança tomou conta do grupo, que até o momento ainda não indicou um nome para substituir o ex-líder.

Após inúmeras baixas nas fileiras do grupo libanês, Hashem Safieddine, líder do conselho executivo do Hezbollah e membro do conselho militar do grupo, era apontado como o possível substituto de Nasrallah. Ele é primo do ex-secretário-geral da organização xiita.

Não está claro se Netanyahu se referia a Safieddine no pronunciamento divulgado nesta tarde.

No entanto, as Forças de Defesa de Israel (FDI) disse ter atacado uma região onde Safieddine estava. Desde então, o destino do novo potencial líder do Hezbollah é desconhecido.

Até o momento, o grupo libanês ainda não fez comentários públicos sobre o desaparecimento de Safieddine, ou sobre as alegações de Benjamin Netanyahu.

O vice-comandante do grupo, Xeque Naim Qassem, disse nesta terça que não existem “cargos vagos” no Hezbollah. Ele ainda prometeu que o grupo irá apontar um novo líder em um “momento oportuno”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.