Furacão Milton será “pior tempestade a atingir a Flórida”, diz Biden

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, emitiu, nesta terça-feira (8/10), um alerta sobre a gravidade do furacão Milton, afirmando que a tempestade poderia representar uma ameaça histórica para o estado da Flórida.

“O caminho atual é encerrado na área da Baía de Tampa e corta diretamente o estado, de leste a oeste, por todo o estado, com o potencial para esta tempestade entrar na Flórida como um furacão e sair da Flórida como um furacão na costa do Atlântico. Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século e, se Deus quiser, não será, mas é o que parece agora”, disse Biden na Casa Branca.

Biden acrescentou que falou com o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, e deu o seu telefone pessoal a ele. O governador recusou uma ligação da vice-presidente dos EUA e candidata à presidência pelo Partido Democrata, Kamala Harris.

“O governador da Flórida tem sido cooperativo. Ele disse que conseguiu tudo o que precisava. Falei com ele novamente ontem e disse: ‘Não, você está fazendo um ótimo trabalho. Está tudo sendo feito’”, disse Biden.

O presidente, também, informou que adiou as viagens que tinha marcado para a Alemanha e Angola, até que a situação climática e ambiental no estado fosse remediada.

Furacão Milton

O furacão Milton atinge neste momento o México, e meteorologistas preveem que ele passará pela península de Yucatán com ventos de quase 250 km/h em direção à Baía de Tampa, na Flórida, Estados Unidos. A categoria da tempestade é 4, mas especialistas apontam que ela pode chegar aos EUA na categoria 5.

O trajeto da tempestade, segundo meteorologistas entrevistados pela Associated Press, seria pela cidade mexicana de Mérida, onde 1,2 milhão de pessoas moram, na manhã desta terça-feira (8/10), antes de desviar para o norte em direção aos EUA. As autoridades do México estão transportando pessoas em ônibus para regiões não costeiras.

É previsto que o furacão chegue à costa sudeste da Flórida na noite desta quarta-feira (9/10), segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA. Milton pode causar destruição de áreas que estão sofrendo com a devastação causada pelo furacão Helene há pouco menos de duas semanas, quando mais de 100 pessoas morreram.

Às 13h (horário do leste dos EUA), 13 condados na Flórida emitiram alertas de evacuação obrigatória. Além disso mais de 50 condados estão em estado de emergência enquanto o estado prepara a chegada do furacão Milton .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.