Mara Bertaiolli (PL) elenca criação da Secretaria da Mulher e reestruturação da Saúde como prioridades em Mogi das Cruzes


Ela foi eleita prefeita neste domingo (6), com 51,08% dos votos válidos. Mara participou de uma entrevista na TV Diário nesta terça-feira (8), e falou sobre os planos do mandato. Mara Bertaiolli é entrevistada do Diário TV 1ª edição
A criação de uma Secretaria da Mulher e a reestruturação da saúde foram apontadas como prioridades por Mara Bertaiolli (PL), em seu mandato na Prefeitura de Mogi das Cruzes. Ela foi eleita prefeita neste domingo (6), com 51,08% dos votos válidos. Mara participou de uma entrevista na TV Diário nesta terça-feira (8) e falou sobre os planos o seu governo.
“Primeiro ato no cargo: criar a Secretaria da Mulher. É muito simbólico isso. Nós vamos criar para trazer políticas públicas para as mulheres, para a mulher ter fala, para a gente ter representatividade dentro da administração municipal”, afirmou.
Além disso, Mara também apontou a saúde municipal como prioridade. “Começamos a semana que vem com uma comissão para tratar dessa transição [entre as gestões], no sentido de vermos como a prefeitura está, a transparência em toda a prefeitura. A partir daí, nós podemos trabalhar para melhorar realmente a vida das pessoas. A saúde vai ser, com certeza, o que nós vamos fazer de mais rápido, para zerar a fila de exames, reestruturar…”.
Sobre quem deve assumir as secretarias, a prefeita eleita ainda não tem nomes definidos. Entretanto, afirma que os secretários escolhidos serão mogianos e técnicos no assunto.
Ao ser questionada se o vice-prefeito, Téo Cusatis (PSD), é uma opção para assumir a Secretaria da Saúde, Mara negou. “O Téo vai fazer parte dessa reestruturação da saúde, mas ele vai ser o meu vice-prefeito. Nós vamos trabalhar em todas as secretarias. É lógico que com o conhecimento dele na área da saúde e com os bons resultados que ele sempre teve nessa área, ele vai contribuir muito para essa reestruturação, para esse bom atendimento aos mogianos… Mas ele não vai ser o Secretário de Saúde”, disse.
👇 Leia a íntegra da entrevista:
Mirielly: Hoje a gente começa a entrevistar, aqui no DT1, os prefeitos eleitos e reeleitos para governar as cidades da região pelos próximos quatro anos. Mara Bertaiolli, do PL, venceu no primeiro turno com 51,08% dos votos válidos. Seja muito bem-vinda, parabéns. Obrigada por aceitar o nosso convite.
Mara Bertaiolli: Obrigada, Mirielly.
Mirielly: Bom, a gente começa falando de bastidores, né? Pelos termômetros, vocês esperavam essa definição, esse resultado, logo no primeiro turno?
Mara Bertaiolli: Bom dia, Mirielly. Agradeço mais uma vez o convite, a gentileza, e é uma honra, na minha primeira entrevista, ser entrevistada por uma mulher. Então, eu fico muito feliz. Bom, nós fazíamos pesquisas toda semana e as pesquisas apontavam para uma vitória no primeiro turno, mas sempre trabalhando com a possibilidade do segundo turno. Então, nós trabalhamos muito para ter a vitória no primeiro turno, mas sempre pensando também no segundo turno, mas através das nossas pesquisas semanais, nos apontavam a possível vitória no primeiro turno.
Mirielly: Agora, fazendo uma projeção, quando a senhora assumir realmente a Prefeitura, quais serão as primeiras providências?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, nós já estamos trabalhando para termos esses resultados o mais rápido possível. Na verdade, começamos a semana que vem com uma comissão para tratar dessa transição, no sentido de vermos como a Prefeitura está, a transparência em toda a prefeitura. E, a partir daí, nós podemos trabalhar para melhorar realmente a vida das pessoas. Mas a saúde vai ser, com certeza, o que nós vamos fazer de mais rápido, para poder zerar a fila de exames, reestruturar essa saúde. Então, na verdade, a saúde vai ser prioridade desde o primeiro dia da nossa gestão.
Mirielly: Qual será o pontapé inicial, a primeira coisa?
Mara Bertaiolli: Primeiro ato no cargo: criar a Secretaria da Mulher. Acho que é o primeiro. É muito simbólico isso e nós vamos criar para trazer políticas públicas para as mulheres, para a mulher ter fala, para a gente ter representatividade dentro da administração municipal.
Mirielly: E antes disso vem, é óbvio, a escolha do secretariado, né? A sua coligação tem uma ampla composição de partidos. Como vai ser essa escolha dos secretários e secretárias e como esses partidos estarão presentes no seu governo?
Mara Bertaiolli: Bom, Mirielly, nós tivemos a maior coligação, são seis partidos, mas em relação a secretários, a secretariado… Eu posso garantir a você, nós não temos nomes. Nós temos pessoas que estamos pensando, mas vão ser mogianos e extremamente técnicos nesse sentido. E todos os partidos, nós temos uma Câmara Municipal, um Legislativo, composta pela maioria dos nossos partidos e os que não caminharam conosco serão pessoas que vão caminhar para o bom andamento da cidade. Mas todos os nossos partidos serão feitos, farão parte da nossa administração, mas eu quero deixar muito claro que os secretários serão muito técnicos e mogianos.
Mirielly: Durante a sua campanha, a senhora destacou bastante a atuação do seu vice, agora vice-prefeito oficialmente, Marcelo Cusatis, como um ótimo gestor na área da saúde. É um indício de que ele deve assumir essa secretaria ou outra pessoa ocupará esse cargo?
Mara Bertaiolli: O Téo vai fazer parte dessa reestruturação da saúde, mas ele vai ser o meu vice-prefeito. Nós vamos trabalhar em todas as secretarias. É lógico que com o conhecimento dele na área da saúde e com os bons resultados que ele sempre teve nessa área, ele vai contribuir muito para essa reestruturação, para esse bom atendimento aos mogianos… Mas ele não vai ser o secretário de saúde.
Mirielly: Bom, especialmente aí na última semana de campanha, decisões da Justiça concederam liminares para retirar alguns trechos de propaganda política, tanto da sua equipe quanto do atual prefeito, que foi o seu principal adversário. Como fica agora o clima entre vocês nesse período de transição?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, da nossa parte e eu acredito que também da parte do atual prefeito, vai ser uma transição tranquila. Nós queremos saber realmente como está a prefeitura, um diagnóstico da Prefeitura. E a gente vai fazer, a partir da semana que vem, uma comissão para a gente poder ver como a Prefeitura está funcionando. Eu acredito que as divergências políticas não estão acima dos interesses da cidade, de melhorar a cidade. Então eu acredito que vai ser uma transição tranquila, visando sempre o melhor da cidade de Mogi das Cruzes.
Mirielly: E quem da sua equipe deve trabalhar nesse processo?
Mara Bertaiolli: Bom, eu e o Téo Cusatis. Eu estarei coordenando todo esse processo. O Téo, juntamente comigo. Mas nós teremos técnicos e pessoas muito competentes da cidade de Mogi das Cruzes para a gente ter uma transição muito tranquila, mas com muita transparência. Eu quero realmente saber como está a Prefeitura Municipal, como a Prefeitura Municipal vai ser entregue para a minha gestão, como eu vou receber essa Prefeitura. Então, essa transição vai ser muito criteriosa, com muito cuidado, mas principalmente com muita transparência.
Mirielly: E a mudança de governo, muitas vezes, faz com que mude também o olhar e o empenho para as obras ou projetos já em andamento. Levando em conta, é claro, que nesses projetos já foi investido o dinheiro público. Como a senhora pretende dar continuidade aos projetos da gestão atual? Haverá algum compromisso nesse sentido?
Mara Bertaiolli: Bom, Mirielly, nós não vamos parar nada. Todas as obras que estão sendo feitas e que serão feitas, nós vamos continuar porque, como eu já falei durante a campanha toda, o nosso interesse é pela cidade de Mogi. Não é porque acaba uma gestão e começa outra que a gente tem que parar as obras que já estão sendo feitas. Nós não vamos parar nada, nós vamos melhorar e continuar tudo que já está sendo feito.
Mirielly: A Câmara Municipal pouco se renovou, certo?
Mara Bertaiolli: Sim.
Mirielly: A composição, a partir do ano que vem, vai ter 14 vereadores ligados a partidos que fizeram parte da coligação da senhora. O que a senhora pretende nessa relação com a Câmara Municipal? Como será essa relação?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, a relação vai ser de muito respeito, de muita conversa, porque o Legislativo também faz parte dessa construção da cidade e os vereadores que foram reeleitos ou os novos vereadores, eles têm esse mesmo propósito. Eu acho que um bom político, um bom gestor, deixa as diferenças políticas de lado, que são apresentadas durante a campanha, mas em prol da cidade, essas diferenças têm que se acabar. Então eu tenho certeza que eu irei trabalhar com uma Câmara Municipal muito presente, muito ativa e muito parceira em todos os nossos projetos.
Mirielly: Seu grupo político já tem um nome para apoiar para a presidência da Câmara, quem seria esse nome?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, nós temos excelentes nomes na Câmara Municipal, mas ainda não pensamos nisso. Nós estamos pensando no processo de transição, mas com certeza nós apoiaremos qualquer um dos vereadores que estiveram conosco nessa caminhada e teremos sim um excelente representante para a presidência da Câmara Municipal.
Mirielly: E na Câmara aumentou a representatividade das mulheres. Além das três vereadoras que se reelegeram, traz mais um nome, que é a Priscila Yamagami, do PP. E aí a senhora, como a primeira mulher eleita em Mogi das Cruzes, pretende unir forças, resultados efetivos, o que essa união traz para o seu mandato?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, é essencial que nós, mulheres, caminhemos juntas. Já foi o tempo de achar que uma mulher não caminha com a outra. Nós temos muita força dentro da Câmara Municipal e eu, por ser a primeira mulher eleita prefeita da cidade de Mogi das Cruzes, terei um olhar especial a todas as mulheres. E ontem conversei com a vereadora, conversei com todas elas ontem, Fernanda, Malu, Priscila e Inês Paz. E o nosso compromisso é realmente unir forças e sermos uma voz para representar todas as mulheres da cidade. Então eu tenho certeza que com elas nós vamos ter muita força, muita representatividade. E afirmo mais uma vez: não existe, nós temos opiniões divergentes dentro da política, mas o compromisso com a cidade é muito maior que as suas divergências. Então eu estou muito feliz de tê-las na Câmara Municipal. Acredito que muitas mulheres também poderiam estar lá representando a nossa cidade, mas eu acredito que, com a minha eleição, eu abro portas para que cada vez mais as mulheres ocupem um espaço na política.
Mirielly: Ainda falando em diálogo, durante a sua campanha, a senhora falou muito sobre conversar com o Governo Estadual e Federal. Agora eleita, como a senhora pretende fazer essas conversas para que elas tragam resultados? Já tem alguma reunião agendada com o governador Tarcísio de Freitas, por exemplo?
Mara Bertaiolli: Ontem. O governador, já falei com ele, ele já me ligou, já conversamos e a partir da semana que vem, ou a próxima semana, eu já estarei com o nosso governador Tarcísio de Freitas, conversando sobre a cidade de Mogi das Cruzes e trazendo sempre as melhores soluções, junto com o nosso governador.
Mirielly: Com o Governo Federal, como será esse diálogo? O presidente é do PT, a senhora do PL… Como será essa dinâmica?
Mara Bertaiolli: Olha, Mirielly, como eu sempre falo, o meu partido é a cidade de Mogi das Cruzes. Eu tenho total transparência e meios de conversar com o Governo Federal da melhor maneira possível. Eu sou a representante da cidade de Mogi das Cruzes, eu tenho deputados federais que estão fazendo esse trabalho lá em Brasília, e o Governo Federal, o presidente Lula, com certeza também tem essa vontade de fazer pelas cidades do Brasil o melhor. Então, em relação a isso, eu estou muito tranquila, porque eu represento uma cidade, eu não represento um partido, eu represento minha cidade de Mogi das Cruzes.
Mirielly: E sem o segundo turno, como fica agora a agenda da prefeita eleita, Mara Bertaiolli, e também da pessoa Mara Bertaiolli, depois de uma campanha intensa, essa agenda prevê algum descanso ou não? Ou a senhora vai estender aí com os contatos e articulações com o novo governo municipal?
Mara Bertaiolli: Sim, Mirielly, o trabalho continua. Ontem eu me permiti ficar em casa, até pra descansar, mas o trabalho continua. Agora nós vamos estar focados nessa transição, em fazer o melhor para a cidade de Mogi das Cruzes. Nos finais de semana eu descanso, mas durante a semana eu vou continuar trabalhando muito porque foi para isso que eu fui eleita, para ter muito trabalho, para fazer o melhor pela minha cidade.
Mirielly: Mara Bertaiolli, muito obrigada pela sua presença aqui no DT1 e em conceder essa entrevista exclusiva para a gente.
Mara Bertaiolli: Muito obrigada a você, sempre pelo respeito e gentileza. Se eu puder, eu queria agradecer o carinho de todas. Então, meu muito obrigado. Vocês realmente declararam seu amor para o Mogi. Muito obrigada. Ótima semana. Obrigada para nós todas.
Mara Bertaioll foi eleita prefeita de Mogi das Cruzes
Larissa Rodrigues/g1
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.