Das 78 cidades do ES, apenas duas elegeram prefeitas mulheres


Iracy Baltar (Podemos) foi eleita em Montanha e Ana Malacarne (MDB) se reelegeu em São Domingos do Norte. ES elege apenas 2 mulheres prefeitas
Apenas duas mulheres foram eleitas prefeitas no Espírito Santo nas eleições deste domingo (6). O estado tem 78 municípios. Iracy Baltar, do Podemos, vai assumir o comando da cidade de Montanha, no Norte do estado, a partir de 1° de janeiro de 2025. Já Ana Malacarne, do MDB, se reelegeu em São Domingos do Norte, no Noroeste capixaba, e dará continuidade ao seu mandato por mais quatro anos.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ao fim da apuração, a candidata do Iracy teve 5.523 votos, o que corresponde a 48,56% dos votos válidos. Já Ana recebeu 4.557 votos, correspondentes a 65,60% dos votos válidos.
Iracy Baltar (Podemos) foi eleita prefeita em Montanha e Ana Malacarne (MDB) em São Domingos do Norte.
Divulgação
No Espírito Santo 280 pessoas se candidataram ao cargo de prefeito na eleição de 2024, mas apenas 19 eram mulheres.
No último pleito municipal, em 2020, apenas Ana Malacarne foi eleita para o cargo de prefeita. Fernanda Milanese (Podemos), prefeita de Boa Esperança, no Norte do estado, chegou ao cargo em eleições suplementares realizadas em agosto de 2021.
Neste ano, Milanese foi candidata à reeleição, mas recebeu 48% dos votos (4.369) e acabou derrotada por Claudio Boa Fruta (PRD), que alcançou 52% (4.733).
LEIA TAMBÉM:
Eleições 2024: confira resultados do 1º turno nos 78 municípios do ES
Weverson Meireles, PDT, e Pablo Muribeca, Republicanos, vão disputar o 2º turno na Serra
Saiba mais sobre a eleição de Iracy Baltar, em Montanha
Cidade de Montanha, Norte do Espírito Santo.
Reprodução/Prefeitura da Montanha
Iracy Baltar (Podemos), foi eleita, neste domingo (6), prefeita de Montanha, com 5.523 votos, 48,56% dos votos válidos. Baltar derrotou outros três candidatos. Essa será a terceira vez que a candidata será prefeita da cidade, ela ganhou eleições disputadas em 2008 e 2016.
Veja o resultado:
Iracy Baltar (PODE): 5.523 votos, 48,56% dos votos válidos
André Sampaio (PSB): 4.328 votos, 38,06% dos votos válidos
Carlinhos da Agropet (PL): 1.415 votos, 12,44% dos votos válidos
Waltin do Povo Cristão (DC): 107 votos, 0,94% dos votos válidos
A eleição na cidade teve 11.810 votos totais, o que inclui 133 votos brancos, 1,13% dos votos totais, e 304 votos nulos, 2,57%. A abstenção foi de 3.601 eleitores, 23,37% do total de aptos a votar.
Iracy Baltar tem 68 anos e é administradora. Foi professora até o ano 2000, quando deixou a sala de aula para assumir a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do município, onde ficou até 2008, quando se elegeu prefeita pela primeira vez.
Não conseguiu se reeleger em 2012. Foi secretária de Educação de Vila Velha, na Grande Vitória, entre 2013 e 2016, na gestão do prefeito Rodney Miranda. Em 2016, venceu a sua segunda eleição, e agora novamente em 2024.
Nesta segunda-feira (7), Iracy ainda estava respondendo os contatos e mensagem, agradecendo os apoiadores. Antes de pensar no começo da gestão em 2025, a candidata se mostrou preocupada com o processo de transição e a situação financeira do município.
“Tomamos conhecimento de um relatório do Tribunal de Contas, dizendo que Montanha está à beira de um colapso financeiro. Estou bem preocupada com isso. Então, antes de janeiro, estarei pensando na transição, no projeto de orçamento para o ano que vem, para que a gente possa organizar as contas. Tenho força, garra e coragem para fazer isso! Vou conseguir reerguer e entregar muitos investimentos ao município”, afirmou.
Iracy disse ainda que gostaria de ver mais mulheres prefeitas e que quer motivar mais candidaturas femininas.
“As mulheres precisam ter mais coragem e vontade de ocupar lugares que são tradicionalmente masculinos. Eu confio em mim, eu conheço o trabalho da Ana [Malacarne] e o que a gente é capaz. As mulheres precisam entender que as múltiplas habilidade que desenvolvemos desde meninas, precisam ser levadas para a vida pública e para todos os lugares onde a gente estiver. A gente cuida dos filhos, da família, então por que não podemos cuidar da maior família que nos entregam em uma eleição, que é cuidar de uma cidade? Entre os meus compromissos, espero estimular outras mulheres”, falou.
Em 2024, Iracy Baltar declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 580 mil. A prefeita eleita vai comandar a cidade ao lado do vice-prefeito Marcos Boldrini, do MDB, que tem 50 anos.
Os dois fazem parte da coligação Juntos Podemos Mudar Montanha!, formada pelos partidos Republicanos, PDT, MDB, Podemos, União, PT, PCdoB, PV, PSOL e REDE.
Saiba mais sobre a eleição de Ana Malacarne, em São Domingos do Norte
Cidade de São Domingos do Norte, no Noroeste do Espírito Santo.
Reprodução/Prefeitura de São Domingos do Norte
Ana Malacarne (MDB) foi reeleita prefeita de São Domingos do Norte, neste domingo (6), com 4.557 votos, 65,60% dos votos válidos. Essa será a terceira vez que a candidata será prefeita da cidade, ela ganhou eleições disputadas em 2004 e 2020.
Malacarne derrotou o candidato Pedro Pão (PSD), que alcançou 2.390 votos, o equivalente a 34,40% dos votos válidos.
A eleição na cidade teve 7.198 votos totais, o que inclui 101 votos brancos, 1,40% dos votos totais, e 150 votos nulos, 2,08%. A abstenção foi de 1.376 eleitores, 16,05% do total de aptos a votar.
Ana Malacarne tem 65 anos, é casada, graduada em Ciências Contábeis e Pedagogia. Em 2024, declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de R$ 0.
A prefeita eleita está animada para dar continuidade ao trabalho realizado nos últimos quatro anos e disse que as expectativas são as melhores possíveis.
“Teremos muito trabalho em uma continuação bacana de gestão, com parceria com o governo do estado, federal, deputados e senadores. A gente está contando que vão ser anos brilhantes, a expectativa é a melhor possível, com muitas obras, muito projetos”, disse.
Malacarne está satisfeita por ter visto serem eleitas junto com ela três candidatas na câmara de vereadores da cidade. Para ela, as mulheres têm um olhar diferenciado para cuidar de problemas e da cidade.
“Eu fico triste com a dificuldade de conseguir candidatas a vereadora. Em 2020, nenhuma mulher foi eleita para a câmara e eu senti falta de uma representação feminina. Fui trabalhando quase quatro anos com a população a ideia de que teríamos que ter mulheres na câmara e acho que cumpri o meu objetivo, ontem [domingo, 6], foram três eleitas. O nosso olhar é diferenciado, a gente cuida de tudo, faz uma monte de coisa ao mesmo tempo. […] A mulher consegue cuidar da beleza do município”, contou.
As três vereadores citadas por ela eleitas para a câmara de São Domingos do Norte são Moa (Podemos), Andressa Siqueira (MDB) e Rô do Salão (MDB).
A prefeita eleita vai comandar a cidade ao lado do vice-prefeito Mazim (Solidariedade), que tem 54 anos.
Os dois fazem parte da coligação Juntos Para Fazer História, formada pelos partidos MDB, Podemos, Solidariedade e PSB.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.