Fábrica da Troller será transferiada para o  Ceará

O último TrollerReprodução/De Olho em Horizonte

Na última segunda-feira (23), a Ford firmou um acordo para devolver a fábrica de Horizonte, onde os veículos da Troller eram produzidos até 2021, ao governo do Ceará. Esse processo é semelhante à transferência da planta de Camaçari, na Bahia, também entregue ao governo local. A unidade, que ocupa 11,89 hectares, agora aguarda um novo destino, mas detalhes sobre os valores e termos da negociação ainda não foram divulgados.

Em agosto, a Comexport, maior empresa de comércio exterior do Brasil, anunciou que investirá R$ 400 milhões na antiga fábrica da Troller, com o objetivo de transformá-la em um polo de produção multimarcas. O plano é produzir seis veículos eletrificados de três marcas diferentes, utilizando um modelo de negócios focado em fabricação sob encomenda para terceiros. A capacidade estimada da planta é de 40 mil veículos por ano, incluindo modelos elétricos e movidos a etanol.

Esse formato oferece uma oportunidade para montadoras, tanto já estabelecidas quanto novas no mercado, ingressarem no Brasil com produção local sem precisar construir fábricas do zero. A previsão é que as operações na nova fábrica comecem no primeiro trimestre de 2025, acelerando o processo de eletrificação da frota nacional.

Neta XDivulgação

Neta e Zeekr: Candidatas à Fábrica

Apesar de os nomes das três marcas que operarão na planta de Horizonte ainda serem mantidos em sigilo, especula-se que novas fabricantes chinesas estejam na disputa. A Neta, por exemplo, uma montadora emergente de veículos elétricos, já demonstrou interesse em expandir sua presença no Brasil. A empresa chegou a cogitar a compra da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), mas a planta de Horizonte poderia se tornar uma alternativa interessante para sua estratégia de produção local.

SUV X da ZeekrDivulgação

Outra candidata é a Zeekr, marca de carros elétricos premium pertencente ao grupo Geely, o mesmo da Volvo. A Zeekr está próxima de iniciar suas operações no Brasil e pode optar pela fábrica de Horizonte para viabilizar a produção de seus modelos de luxo, beneficiando-se do polo multimarcas.

Com a crescente demanda por eletrificação no Brasil, a fábrica de Horizonte poderá ser o ponto de partida para diversas montadoras que buscam se estabelecer rapidamente e competir no mercado de veículos elétricos.

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