Pontos de Cosmópolis enfrentam falta de água e nível da represa é baixo


Secretário de Saneamento diz que ‘entre 95% e 98% da cidade está abastecida’. Aumento do consumo de água por moradores prejudica abastecimento em Cosmópolis
Regiões de Cosmópolis (SP) enfrentam falta de água por conta do forte calor dos últimos dias. A falta de abastecimento, segundo o secretário de Cosmópolis, atinge os pontos “mais altos” do município.
A equipe da TV, emissora afiliada da Rede Globo, flagrou a represa de Cosmópolis com nível de água muito baixo e com grande quantidade de terra aparente.
O secretário disse à equipe que “entre 95% e 98% da cidade está abastecida”.
Preocupação
Moradores de Cosmópolis relatam preocupação com a situação e um deles fala em falta de água.
“Dá 7h30 (da noite, aparentemente), é o horário que acaba a água, dificilmente tem água depois das 8h. Aí só volta de manhã. A gente chega do serviço e não consegue tomar banho. Isso acontece faz muito tempo, já”, afirma o jardineiro Josué da Costa.
“Como a gente faz sem água, eu tenho neto, tem filho, tenho mãe idosa, que não pode ficar sem água. O que a gente vai fazer nessa cidade sem água? Tem que ter uma solução”, diz a cozinheira Sônia Martins.
Represa de Cosmópolis
Reprodução/EPTV
Racionamento e rompimento de barragem
Cosmópolis não tem racionamento de água nesse momento, mas já passou por outros racionamentos, o último deles, em 2020.
Na madrugada de 9 de março de 2023, uma barragem da represa de Cosmópolis se rompeu, fazendo com que o nível do reservatório, que estava em 4,5m, baixasse para menos de 1,5m, com a água escoando para outros rios.
Com a situação, na época, a represa perdeu 75% do volume de água. Cerca de 74 mil pessoas são abastecidas por esse reservatório. Não houve alagamentos nem feridos na época.
De 2% a 5% de falta de abastecimento
O secretário de Saneamento Básico de Cosmópolis, Silvio Luiz Baccarin, afirma que a cidade está abastecida.
“Mesmo com as altas temperaturas que estamos enfrentando na Primavera, temos conseguido abastecer toda a cidade de Cosmópolis. Alguns pontos da cidade, mais altos, têm apresentado algum tipo de problema, que temos procurado sanar também”, diz.
“A maior parte da cidade, entre 95% e 98%, está abastecida, em pontos específicos está acontecendo esse problema, e, realmente, é um problema gravíssimo”, aponta o secretário.
Além da represa
De acordo com o secretário, há outra forma de abastecimento, além da represa.
“A gente tem uma transposição que traz uma quantidade de água suficiente para complementar essa água, que vem do Rio Jaguari, e a gente gostaria de pedir o apoio das pessoas e pedir que as pessoas economizem água, não desperdicem água nesse momento”, completa.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.