Ao GR1, Odacy Amorim promete construir maternidade, distribuição de bicicletas e dois novos estádios em Petrolina


O candidato do PT foi o quarto entrevistado da série de entrevistas realizada pela TV Grande Rio com os candidatos à Prefeitura de Petrolina. GR1 entrevista Odacy Amorim (PT), candidato à prefeitura de Petrolina
O candidato do PT à Prefeitura de Petrolina, Odacy Amorim , disse nesta quinta-feira (26) que vai construir maternidade, realizar programa de distribuição de bicicletas e construir dois novos estádios no município.
Odacy Amorim foi o quarto da série de entrevistas GR1, da TV Grande Rio, com os postulantes ao comando da Prefeitura de Petrolina. (Confira a entrevista completa no vídeo acima).
Odacy Amorim, candidato do PT, à prefeitura de Petrolina em entrevista ao GR1
Emerson Rocha /g1 Petrolina
Os quatro candidatos que concorrem pelos partidos que superaram a chamada cláusula de barreira – dispositivo que estabelece critérios para que siglas possam acessar fundo partidário e propaganda eleitoral gratuita – serão entrevistados pelo jornalista Clédiston Ancelmo. As entrevistas têm duração de 20 minutos, e as íntegras ficarão disponíveis no Globoplay.
Odacy Amorim, candidato do PT, à prefeitura de Petrolina em entrevista ao GR1
Emerson Rocha /g1 Petrolina
A ordem dos entrevistados foi definida em sorteio com os representantes de cada campanha, em reunião realizada na sede da emissora, no dia 29 de agosto.
Saúde
Sobre a saúde, Odacy Amorim falou sobre a proposta de criação de uma maternidade municipal, onde hoje funciona a Secretaria de Saúde.
“Então, nós vamos fazer a maternidade de baixo risco e vai estar ali colado com o Hospital Dom Malan. Vai ser uma coisa muito forte para Petrolina, se Deus quiser.”
Educação
Na área da educação, o candidato do PT falou como pretende acabar com o déficit de vagas na educação infantil.
“Nós vamos implantar com o recurso do governo federal, mas vamos usar o dinheiro do recurso próprio. Imagina você que há 16 anos, Petrolina tinha um orçamento de R$ 237 milhões para a educação e 25% eram pra educação. Hoje, tem um orçamento de 1,8 bilhão no município”.
Infraestrutura
Sobre o saneamento básico, o Odacy Amorim explicou como pretende acabar com o problema de abastecimento d’água em Petrolina.
“Vou trabalhar fortemente para que a gente possa buscar essa nova adutora que ela é de 600 milímetros, saindo aqui do rio São Francisco, indo em direção às áreas de sequeiro. Hoje, a área de sequeiro de Petrolina só representa 6% do eleitorado, porque o povo está migrando para cá. Os jovens estão indo embora. A gente precisa ir ao encontro dessa juventude. A caatinga é maior parte da área de Petrolina, mas se você não as condições de vida dessas pessoas, como é que fica?”.
Mobilidade Urbana
Em relação à mobilidade urbana, Odacy Amorim falou sobre o projeto que propõe a distribuição de bicicletas através de parceria com o governo federal.
“Essas bicicletas vão estar direcionadas para essas pessoas de baixa renda para incentivar a questão da prática [esportiva].
Segurança
Sobre a segurança pública, o candidato disse que pretende ampliar a atuação da Guarda Civil Municipal.
“Eu pretendo expandir a atuação da guarda municipal. Cidade, áreas ribeirinhas, irrigadas e sequeiro. Eu falo isso porque o plano de segurança, nós vamos inclusive instalar um Conselho Municipal pra discutir isso, chamar a sociedade, chamar os personagens de segurança do governo do Estado, até do governo federal e pedir apoio, e trazer a guarda”.
Esportes
No esporte, Odacy Amorim falou sobre a proposta de criação de dois novos estádio em Petrolina, na área irrigada e de sequeiro.
“Agora a gente tem que implantar dois estádios. Um na área irrigada e outro na área de sequeiro, que deverá ser em Rajada. Área irrigada nós vamos discutir, aonde na área ribeirinha nós vamos discutir se comporta isso. Eu quero incentivar o esporte. Esses estádios têm que nascer, não só para futebol, mas tem que ter ali o atletismo e outras modalidades de esporte. Revitalizar o atual e criar aquela polícia da Copa do interior da área de sequeiro, ribeirinha irrigada, da cidade e depois vir para o duelo para a gente fortalecer os times”.
Biografia
Odacy Amorim de Souza, tem 52 anos, é economista e produtor rural. Começou a vida política como líder comunitário de Rajada, zona rural da Petrolina. Em 1992, foi eleito vereador de Petrolina. Depois foi reeleito para a Casa Plínio Amorim nas duas eleições seguintes.
Foi secretário de Agricultura de Petrolina e presidente da Comissão de Defesa Civil do município. Em 2004 foi eleito vice-prefeito. Em 2007, assumiu o comando da Prefeitura de Petrolina, após saída de Fernando Bezerra Coelho.
Em 2010, foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para um segundo mandato consecutivo. Nas últimas eleições, disputou como deputado estadual e ficou na primeira suplência da Federação PT/PCdoB/PV na Assembleia Legislativa.
Matéria em atualização
Vídeos: mais assistido do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.