À EPTV, Roque promete abrir escolas aos fins de semana, ampliar saúde da família e investir em arborização


Candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto foi o terceiro entrevistado da série que a emissora realiza com os concorrentes no pleito. Critério para participação é a colocação na última pesquisa Quaest. EPTV1 entrevista Jorge Roque, candidato à prefeitura de Ribeirão Preto pelo PT
O candidato do PT à Prefeitura de Ribeirão Preto, Jorge Roque, prometeu, em entrevista ao EPTV1 nesta quinta-feira (26), a abertura das escolas públicas aos finais de semana, com o objetivo de oferecer cursos, capacitações, práticas esportivas e artísticas.
Roque, que é advogado, afirmou que, se for eleito prefeito, vai implementar um programa completo, com oferecimento de merenda e equipes de saúde da família para atender toda a comunidade. Para isso, pretende realizar convênios com as universidades e projetos de extensão de alunos de graduação.
“Esse programa já existiu em Ribeirão, nós o estamos chamando de Escola Viva. Quando governamos aqui, mantivemos as escolas abertas. Não se faz com os mesmos profissionais da rede regular, e sim com convênios com faculdades e universidades de Ribeirão, onde os alunos precisam fazer cursos de extensão. É um programa que vai envolver aproximadamente 600 a 800 profissionais, que irão ministrar outro tipo de aula, não as aulas dos cursos regulares. Serão aulas de idiomas, prática artística, prática esportiva. Além disso, vamos servir a refeição escolar nos finais de semana, pois, ao percorrer Ribeirão, percebemos que muitas crianças têm dificuldades de alimentação na nossa cidade”, diz.
Jorge Roque (PT) em entrevista ao EPTV1
Lucas Zanetti/g1
Veja a página especial de eleições do g1 Ribeirão e Franca
Saúde da família
Na área da saúde, Roque prometeu triplicar o efetivo de profissionais de saúde da família, com o objetivo de ampliar o alcance desses profissionais e investir em saúde básica e preventiva. Na proposta, esses profissionais seriam integrados à folha de pagamento via concurso público. Ele também propõe a realização de convênios com as faculdades de medicina da cidade para obter profissionais residentes.
“O que nós percebemos, o que os estudos indicam: hoje 50% dos atendimentos na saúde se dão no setor de emergência e 20% no setor de atenção básica. Pelos estudos tinha que ser o contrário, 20% na emergência e 50% na atenção básica. Hoje as moléstias que mais sobrecarregam as UPAs são duas, hipertensão e diabetes, que não têm nada a ver com emergência. E o cuidado deve ser feito na atenção básica. Então, com esse diagnóstico, nós decidimos que nossa prioridade é triplicar as equipes de saúde da família”.
Leva e traz e tarifa zero
No transporte público, Roque defende a proposta de tarifa zero para toda a população nas linhas de ônibus municipais. Ele também diz que vai retomar o projeto “Leva e Traz”, uma van gratuita que realiza tranportes entre os bairros, dinamizando a locomoção sem depender das linhas bairro-centro.
“Nós estamos com os pés no chão. O que pensamos é o seguinte: quando governamos, havia o sistema Leva e Traz, que funcionava através de vans que faziam a conexão entre os ônibus. Vamos recriar esse sistema. Ele operava em larga escala, e você podia se deslocar gratuitamente de um ônibus para outro. As próprias empresas de transporte público financiavam esse transporte entre os ônibus. Portanto, vamos recriar isso”
Uma árvore por habitante
Roque defende a arborização da cidade como forma de amenizar os impactos climáticos e as ondas de calor no município. Para isso, propõe plantar, ao longo dos 4 anos, 700 mil árvores, uma para cada habitante. Esse projeto seria realizado com recursos públicos e com programas de incentivo para a população.
“Esse cálculo que eu apresentei, que é um cálculo da própria Prefeitura, não considera se tiver trabalho voluntário. Se nós tivermos trabalho voluntário da população, que eu tenho certeza que a população de Ribeirão compreende a necessidade de uma virada de chave nessa questão climática, nós estamos vendo as temperaturas, daqui a pouco vamos ter as enchentes aqui. Então eu tenho certeza que vai ter, mas é um custo relativamente baixo, R$ 4 milhões para cada 100 mil árvores, e se a população se engajar esse custo cai muito, que é só a muda de árvore e as pequenas coisas que precisa ter, o gel pra plantar porque o terreno às vezes é seco, regar, enfim, então é um custo muito baixo.”
Biografia
Jorge Roque tem 46 anos, é divorciado e tem uma filha. Graduado em Ciências Sociais e Direito e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), atua como advogado nos Sindicatos dos Metalúrgicos de Sertãozinho (SP), Orlândia (SP) e Ribeirão Preto, onde também é presidente do PT desde 2019.
O político disputou as prévias internas do partido com outros quatro pré-candidatos em março deste ano e saiu vencedor. Agora, Roque é o candidato oficial do partido na disputa eleitora
Ordem de entrevistas
A sabatina com Roque foi a terceira da série de entrevistas que a EPTV realiza com os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto. Os quatro candidatos com melhor colocação na última pesquisa Quaest foram convidados para a sabatina. Veja abaixo o cronograma:
24/09 – André Trindade (União)
25/09 – Marco Aurélio (Novo)
26/09 – Jorge Roque (PT)
27/09 – Ricardo Silva (PSD)
Já a entrevista com o candidato Matheus Coelho (Agir), gravada para a EPTV, com dois minutos de duração, será reproduzida, na íntegra, pelo acidade on Ribeirão.
Jorge Roque (PT) em entrevista ao EPTV1
Lucas Zanetti/g1
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.