Curitiba tem média de 10 furtos de carros por dia; veja bairros com mais ocorrências


Polícia explica quais tipos de veículos são mais procurados por criminosos. Curitiba tem uma média de 10 furtos de carros por dia
Curitiba registrou uma média de quase dez furtos de carro por dia em 2023. Foram 3.491 ocorrências do tipo ao longo do ano, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (SESP).
O número representa um aumento de 3,7% em relação ao total de furtos de veículos registrados no ano anterior.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Esse tipo de crime acontece em várias regiões da capital. Porém, alguns bairros concentram a maior parte das ocorrências registradas em 2023:
Água Verde: 241 furtos de veículos;
Centro: 221;
Batel: 165;
Bigorrilho: 135;
Hauer: 135.
Os mais procurados por ladrões
Câmeras flagraram furto de veículo no Pilarzinho
Reprodução
A polícia diz que os carros mais antigos, com menos dispositivos de segurança, são os principais alvos dos criminosos.
A delegada Anna Palodetto, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, explica que os suspeitos costumam alterar os sinais identificadores do carro roubado, trocando a placa e remarcando o chassi para revenda.
A corporação explica que os carros mais novos e de maior valor também estão na mira dos criminosos, que revendem as peças ou o próprio veículo até mesmo para fora do país.
Nos últimos dez anos um Gol branco 1996 acompanhou o personal trainer Everton Luiz – foi o primeiro carro dele. Porém, na semana passada veio a surpresa.
Carro estava com o personal trainer há dez anos
Acervo pessoal
Ele estava acostumado a deixar o carro perto de casa, no bairro Pilarzinho. As câmeras de monitoramento flagraram o veículo sendo furtado.
“Eu deixei o carro, fui trabalhar de bicicleta, pois trabalho perto, voltei, almocei, quando eu fui voltar para o turno do trabalho o carro não estava mais ali.”
O suspeito entrou pelo porta-malas e, em minutos, fugiu com o carro. Everton chegou a receber ligações dos bandidos pedindo dinheiro para devolver o carro, mas ele não caiu o golpe.
Um dia depois do furto, a polícia encontrou o carro com vários estragos em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Carro foi encontrado em Itaperuçu (PR)
Acervo pessoal
A delegada Anna Palodetto orienta como agir caso os suspeitos do furto entrem em contato:
“Quando receber este telefonema é bloquear, é informar a polícia com os dados, mas nunca, em hipótese alguma realizar o pagamento, porque senão ela terá duplo prejuízo: além de ficar sem o carro, fica sem aquela quantia.”
VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.